terça-feira, 5 de maio de 2009

UFF pode sediar laboratório de pesquisa em parceria com instituto francês


Publicado em 04/05/2009
a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=1016702617712660633#">

Caroline Durand

Niterói poderá sediar um novo laboratório de pesquisas em geoquímica, clima e meio ambiente. O Institute de Recherche pour le Developpement (IRD), da França, espera assinar ainda nesta semana um contrato de parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). A entidade pretende investir cerca de R$ 300 mil por ano. As informações foram fornecidas pelo presidente do IRD no Brasil, Jean Loup Guyot, ontem, durante a abertura do Seminário Paleoambientes e Variabilidade Climática no Brasil, que ocorre até amanhã, na Fortaleza de Santa Cruz, em Jurujuba.
Um dos presentes no evento foi o secretário municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói, José Raymundo Romêo, que foi ao local para garantir que o novo empreendimento seja instalado na cidade.
"O município tem boas condições para que as intenções do instituto francês se concretizem", assegurou.
O novo projeto seguiria o trabalho de um outro laboratório de pesquisa instalado pelo IRD há 25 anos – mas já em fase final – na universidade: o Laboratoire Mixte Franco-Brésilien de Recherches Environnementales (Lamire).
De acordo com Guyot, o bom resultado do projeto anterior foi um dos fatores que despertaram o interesse do instituto francês para uma continuação.
Para o coordenador do evento, pesquisador do instituto francês e professor convidado da UFF, Abdelfetta Sifeddine, o novo laboratório terá um diferencial: será aberto para cooperação com novos países, mas com foco na América Latina e na África. Convênios já foram assinados entre a entidade e Chile e a Colômbia. Peru, Argentina, Bolívia e Venezuela também demonstraram interesse na pesquisa.
Programação - O seminário tem como objetivo homenagear o Ano da França no Brasil e comemorar os 25 anos da parceria entre o IRD e o departamento de geoquímica da universidade. Na abertura ontem, mais de 100 alunos, professores, estudiosos e autoridades viram o balanço dessa ligação antiga entre os dois institutos. Também estiveram presentes o reitor da universidade, Roberto Salles, e o adido de ciência e tecnologia do Consulado da França no Rio de Janeiro, Jean-Claude Reith.
A partir de hoje, pesquisadores brasileiros e franceses apresentarão seus estudos para que se discuta e busque soluções para os problemas causados pelas mudanças climáticas e seus impactos no meio ambiente. As palestras ocorrem às 10h30, 11h30, 16h30 e 17h30 hoje, e às 10h30, 11h30 e 15h30 amanhã. Qualquer pessoa pode participar. A inscrição é feita na hora, na bilheteria da Fortaleza de Santa Cruz.
O Fluminense

Nenhum comentário: