sábado, 8 de novembro de 2008

Medidas governamentais para ajudar bancos e construtoras




A Medida Provisória 443, publicada em 22/10/2008 pelo governo federal, autoriza a Caixa Econômica Federal a adquirir participação em construtoras que atravessam crises financeiras e também garante à Caixa e ao BB a prerrogativa de comprar bancos que estejam passando por problemas de caixa.
De acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o crédito habitacional ainda é baixo no Brasil - cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB). Por isso, para evitar que o setor se desacelere, a Caixa Econômica Federal será autorizada a ajudar construtoras em dificuldades.
Por sua vez, Banco do Brasil poderá, por meio da criação de uma unidade de participações autorizada pela medida provisória, comprar participação em construtoras que contraíram empréstimos no passado e compraram terrenos, mas agora enfrentam dificuldades para levar projetos adiante.
O ministro explicou ainda que a Caixa não vai precisar de dinheiro do governo federal para fazer as aquisições. Ele garante que a instituição, que concentra boa parte do dinheiro da caderneta de poupança no Brasil, além de administrar o FGTS - tem dinheiro suficiente para adquirir construtoras.
O povo tem que ficar atento! Estas intervenções têm mesmo o intento de proteger a economia ou será apenas mais uma ação entre amigos como se tornou costume em nosso país?


Antonio Gomes Lacerda

Nenhum comentário: