sábado, 8 de novembro de 2008

Presidente do STF questiona validade de operações contra impunidade

Presidente do STF questiona validade de operações contra impunidade

Portal Terra
SÃO PAULO - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, questionou a validade de operações policiais no combate à impunidade no Brasil. - Os senhores têm um balanço, por exemplo, do resultado dessas operações? (...) Foram feitas tantas operações, objeto até de propaganda política. 'No governo tal se realizaram tantas operações'. O que resultou disso? Quantos foram condenados? Quantos bens foram apreendidos e recolhidos aos cofres públicos? Depois de seis, sete anos de tantas operações era uma pergunta para se fazer - disse a jornalistas.
- O combate à impunidade só se faz ao cabo quando se tem decisão com trânsito em julgado - afirmou Mendes. Ele deu as declarações no evento Simpósio Internacional de Direito Tributário, promovido pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais, em São Paulo.
O ministro afirmou ainda que não acredita que as ações da Polícia Federal tenham viés político, mas ressaltou a questão da eficácia desse tipo de procedimento a longo prazo.
- Se fica apenas nessa operação, os senhores vão ter pessoas amedrontadas, atemorizadas, um super poder para a polícia. Mas ao fim, e ao cabo os senhores podem ter nenhum combate efetivo à impunidade - disse.
[00:58] - 08/11/2008

O ministro talvez se tenha esquecido de que à policia cabe apenas prender o meliante, e que o poder de julgar e condenar cabe ao poder judiciario do qual ele é um dos expoentes. Antonio Gomes Lacerda

Nenhum comentário: