sábado, 8 de novembro de 2008

Audiência vai debater resíduos sólidos


06/11/2008

A Subcomissão sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos, ligada à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado (CMA), aprovou nesta quinta-feira (6) requerimento para a realização de uma audiência pública que irá discutir a reciclagem de lixo no Brasil. O debate deverá ter como convidados o ministro das Cidades, Márcio Fortes, e o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Forte. O requerimento é de autoria dos senadores Cícero Lucena (PSDB-PB), presidente da subcomissão, Augusto Botelho (PT-RR) e Inácio Arruda. A audiência deverá ser marcada para a próxima semana.
O objetivo da audiência pública é conhecer as novas medidas que estão sendo tomadas no Brasil para tornar mais eficaz a reciclagem do lixo, de forma a gerar mais empregos e melhorar os cuidados com a saúde da população. Cabe ao Ministério das Cidades cuidar da organização da reciclagem do lixo nos grandes centros urbanos, enquanto à Funasa compete tratar do assunto nas pequenas cidades.
Para Inácio, com o surgimento de novos empreendimentos de reciclagem, obtêm-se significativos ganhos na saúde pública, tanto em relação ao bem-estar da população quanto à diminuição de gastos em hospitais. Ele lembrou que os catadores de papel estão em todas as cidades, às vezes até puxando as carroças por não poderem manter um animal para fazê-lo. Na avaliação do parlamentar, falta uma política eficiente para organizar esses trabalhadores: “O gerenciamento de resíduos sólidos é um dos principais problemas do Brasil, causando, além da degradação ambiental, a degradação social. As políticas públicas devem encontrar alternativas humanizar a ação dos catadores e demais trabalhadores de rua”, afirmou.
O presidente da subcomissão, Senador Cícero Lucena, registrou que há, no Brasil, cerca de 500 mil catadores de papel e alumínio. Relatou que já surgiu no mundo uma tecnologia para reciclar PET e, diante do enorme consumo de embalagens PET no Brasil, acredita que poderia haver a reedição da atividade de reciclagem ocorrida em relação às latinhas de alumínio, uma história de grande sucesso no país inteiro. Já o Senador Augusto Botelho lembrou que a coleta inteligente do lixo colabora para a melhoria das condições de saúde da população, especialmente das crianças. O parlamentar, que é médico, lembrou que as crianças são o segmento mais vulnerável a infecções causadas por simples moscas e outros insetos, que se aglomeram onde há lixo.
Assessoria de imprensa do gabinete

Matéria enviada por e-mail do gabinete do senador Inacio Arruda

Nenhum comentário: