domingo, 9 de novembro de 2008

Só 25 cursos avaliados no Enade 2007 são considerados 'top'


Essas graduações conseguiram nota 5 nos três conceitos: Enade, IDD e CPC.Oito delas são de instituições estaduais e 17 de universidades federais.
Fernanda Bassette

Do G1, em São Paulo
Inep divulga locais de prova
Consulte a lista dos selecionados
Veja os cursos do Enade 2007
Apenas 25 cursos entre os 3.239 cursos superiores avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) na edição 2007 alcançaram nota 5 nos três principais conceitos do exame: nota do Enade, IDD (índice de desempenho que mostra o quanto de conhecimento a instituição agregou ao aluno) e conceito preliminar do curso (CPC) - nova modalidade de avaliação que é composto por 40% da nota do Enade, 30% da nota do IDD e 30% da avaliação dos professores e da infra-estrutura da instituição.

Veja aqui a lista completa dos cursos avaliados pelo MEC

Esse percentual representa 0,77% de todos os cursos avaliados. Se excluirmos os 1.110 cursos que ficaram sem conceito no Enade e no CPC porque não tinham estudantes concluintes para fazer a prova em 2007 ou menos de dez alunos fazendo a prova, esse percentual sobe para 1,17% de cursos com nota máxima nos três conceitos. Veja aqui os cursos top.

Isso significa que apenas 25 dos cursos superiores efetivamente analisados podem ser considerados de excelência, sendo que oito deles são de instituições estaduais e 17 de universidades federais. Dos cursos considerados top, um é de agronomia, um é de educação física, quatro são de enfermagem, quatro são de farmácia, um é de fisioterapia, três são de medicina, dois são de medicina veterinária, três são de nutrição, três são de odontologia, um é de serviço social um é de terapia ocupacional e um é de zootecnia. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (6) pelo Ministério da Educação (MEC).

Se levarmos em consideração os cursos que conseguiram nota 5 no Enade e no CPC, o número sobe para 40 graduações, sendo 14 delas estaduais e 26 federais - o que representa 1,23% do total dos cursos avaliados no exame, um número ainda muito baixo.

Nenhum comentário: