domingo, 16 de dezembro de 2007

Diferença entre o gás de cozinha (GLP), gás natural e gás manufaturado


Gás de cozinha é o nome popular dado ao GLP (gás liquefeito de petróleo). È usado nas residências em botijões de 13 kg, mas também pode ser usado na industria. Sua composição é basicamente propano (C3H8), três carbonos e oito hidrogenios e butano (C4 H10), quatro carbonos e dez hidrogenios. É obtido através do refino do petróleo. Seu poder calorífico e de 28000 kcal/m³.= 11200kcal/kg. Isto significa que um bujão com 13kg de gás de cozinha pode fornecer uma energia de cerca de145600kcal que equivale a 170kwh, energia necessária para manter acesa uma lâmpada de 100w 1700h ou seja aproximadamente 71 dias diretos.
Gás Natural é composto basicamente de metano (C H4), um carbono e quatro hidrogenios e é limitado ao alcance dos gasodutos. Seu poder calorífico é de 9400 kcal/m³ e é encontrado em depósitos subterrâneos na natureza associadas ou não ao petróleo.
Gás Manufaturado é um produto obtido do carvão ou através do craqueamento (técnica usada para melhor aproveitamento dos resíduos) do gás natural ou da nafta. Seu poder calorífico é de 3900 kcal/m³.

Um comentário:

Anônimo disse...

lacerda seu blog esta exelente,tenho visto que vc tem diversificado varia matéria. Um abraço fica com Deus. Seu amigo e irmão Claudio.