sábado, 24 de julho de 2010

Por que a surpresa?

O comandante da PM se diz estarrecido com o comportamento de dois dos seus comandados. Dois policiais envolvidos em corrupção, no caso do atropelamento do filho de uma atriz da rede globo.

Ora, o ocorrido não deveria causar estranheza, já que há fatos que demonstram claramente essa prática nefasta que acomete não só a policia, mas também outros órgãos públicos. Para justificar as minhas afirmativas, gostaria de dizer que o salário de um soldado da PM é, provavelmente, menos de R$ 1500,00, no entanto, quando assistimos pela televisão, com bastante freqüência, que um policial foi atacado e muitas vezes morto, quase sempre, o carro em que o mesmo se encontrava é um carro importado ou então nacional de alto valor. São exceções os casos onde estão em carros compatíveis com o salário que ganham.

Nos estacionamentos das corporações também podemos constatar esses fatos. Se você nunca atentou para esse detalhe que o faça a partir de então.

Como pode? Com este salário declarado, ou então o salário é muito maior, comprar carros de tal valor, usar dois ou três celulares e ainda ter uma condição financeira incompatível com seus rendimentos.

Conheci capitão, major, tenente-coronel e muitos outros oficiais da PM que tinham apenas um apartamento comprado a prestação, mas também conheci soldados, falei soldados, que tinham carros importados e não adianta dizer que são filhos de famílias abastadas, porque se o fossem, muito dificilmente estariam na profissão com esta graduação.

Algumas pessoas, querendo justificar o injustificável, dirão: eles fazem “bicos”. Que bicos rendosos?

Diante do que foi dito acima, entendo que se o comandante atentasse para esses detalhes não teria ficado surpreso. Portanto, que o comandante ou alguem de direito investigue se o rendimento de muitos dos seus comandados é compatível com aquilo que eles ostentam. Que fique claro que não sou contra o carro importado de qualquer pessoa, até gostaria que muitos pudessem desfrutar de tal conforto. Questiono apenas, a maneira como o mesmo foi obtido. Finalizando, devo dizer que neste triste episódio, ha de se constatar tambem a figura do corruptor que também, no meu ponto de vista, cometeu crime.

Não há corrupto sem corruptor!

Nenhum comentário: