quarta-feira, 19 de maio de 2010

Estudantes brasileiros ganham 19 prêmios em feira científica nos EUA



Aqui está uma notícia que o blog gostaria sempre de publicar embora sabendo que a mesma não dá ibope, já que educação nesse país é algo para se fazer proselitismo em períodos eleitorais, nas campanhas eleitoreiras e não para ser levado a serio pelos governantes. Embora não conheça nenhum dos autores de tamanha façanha, tudo leva a crer que o feito conseguido é produto do esforço de cada um e de seus orientadores e que o poder público não tem nenhum mérito.


Um grupo de estudantes brasileiros arrasou na Feira Internacional de Ciências e Engenharia, na Califórnia, nos Estados Unidos com 19 projetos vencedores. "Nunca, na historia desse país", tivemos um numero tão grande prêmios. O evento é considerado a maior competição científica pré-universitária do mundo.

Cerca de 1.611 alunos de ensino fundamental e médio de 59 países, participaram do evento.

Tamara Gedankien, de São Paulo, ganhou o primeiro lugar na categoria Ciências Sociais.

Além de Tamara, de 17 anos, foram premiados, Alejandro Mariano Scaffa, de 17 anos, Lucas Strasburg Ferreira, de 18 anos, Eduardo Trierweiler Boff, de 18 anos, e William Lopes, de 20 anos, foram premiados com os primeiros e segundos lugares na feira em diversas categorias. Além dos prêmios individuais ( em dinheiro), o grupo também será homenageado pelo MIT, que batizará asteroides com nomes dos vencedores.

Tamra ganhou um prêmio prêmio de US$ 8 mil, mais uma bolsa de estudos de US$ 15 mil por ano para estudar em uma universidade americana.

Alejandro Mariano Scaffa (categoria bioquimica) ganhou o primeiro lugar , com o estudo sobre o melhoramento da produção de etanol por meio da esterilização da cana-de-açúcar por micro-ondas.

William Lopes (categoria microbiologia) foi o segundo colocado em microbiologia com o projeto que analisa o processo tecnológico que utiliza organismos na remoção de poluentes.

Os estudantes gaúchos Lucas Strasburg Ferreira e Eduardo Trierweiler Boff, ambos de 18 anos, foram premiados com um estudo que prevê a construção de uma prótese de pé mecânico com materiais alternativos e de baixo custo para pessoas que sofreram amputação de membros inferiores.

Antonio Gomes Lacerda


Nenhum comentário: