A ciência continua a sua busca silenciosa, mas constante sobre quem somos, de onde viemos e onde vivemos.
No dia 26/04/2010 o O Conselho administativo do (ESO) Observatório Europeu do Sul escolheu o local de instalação do E-ELT (European Extremely Large Telescope). O Telescopio será instalado no cerro Armazones, uma montanha com mais de 3000m de altitude situada no Chile mais precisamente na região central do deserto do Atacama. O local fica a cerca de 20km de Cerro Paranal e a a 130km ao sul de Antofagasta. Em Cerro Paranal já se encontra instalado o VLT (Very Large Telescope) da ESO.
O espelho principal do E-ELT terá um diametro de 42m podendo ser considerado o maior olho do mundo a vasculhar o céu em busca de informações. Vai operar na faixa do visível e do infravermelho (abaixo do visível)
A decisão sobre o local de construção do E-ELT baseou-se num estudo metereológico de vários anos onde os principais fatores são a "qualidade astronômica" da atmosfera - o número de noites claras, a quantidade de vapor de água e a "estabilidade" da atmosfera (também conhecida por seeing). Ali, cientistas terão um céu limpo durante cerca de 320 noite por ano.É obvio que num projeto tão ambicioso quanto este são vistos também os custos e aí faz-se a relação custo/benefício para se chegar a exequibilidade ou não.
Antonio Gomes Lacerda
Nenhum comentário:
Postar um comentário