quarta-feira, 3 de março de 2010

Piraí, primeira cidade brasileira a oferecer internet gratuita

A cidade de Piraí, no sul fluminense, segundo a sua prefeitura, terá até o final do mês de março, em curso, todos alunos da rede pública equipados com computadores portáteis.
A decisão de investir em inclusão digital já mostrou os primeiros resultados. A escola pública Professora Rosa Conceição Guedes, onde os alunos têm laptops com internet há quase três anos, subiu no ranking (Ideb), do Ministério da Educação. Sua nota saiu de nota 2,6 para 4,2 na última avaliação (2007). Esse resultado era previsto para 2015.

O programa de inclusão digital da cidade, distribuição gratuita dos computadores portáteis, com internet contempla todas as escolas e órgãos públicos municipais beneficiando praticamente todo o município, que tem uma população de aproximadamente 22 mil habitantes e 6200 alunos no ensino fundamental público.

Numa próxima etapa, o municipio pretende ampliar os benefícios da informática, também, para a área da saúde. Agendamentos de consulta, marcações, resultados de exames e diagnósticos, serão incluídos num banco de dados que poderá ser acessado pelos médicos de qualquer localidade sendo que os problemas mais graves são debatidos pelos médicos locais com professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) através de teleconferências. Segundo o coordenador-geral do projeto Piraí Digital, Gustavo Tutuca, isso irá facilitar em muito a vida dos usuários.
Nós, aqui de Itaboraí ficamos com inveja e pensando: para cá, sobrará apenas o lixão!

Já ia esquecendo de escrever: fui informado, ontem, que o ônibus universitário já está funcionando. Parabéns aos responsaveis pela concretização do ato. Eu não acreditava que isto acontecesse. Aconteceu!

Antonio Gomes Lacerda

Nenhum comentário: