quarta-feira, 13 de maio de 2009

OAB/Itaborai engajada na luta contra a implantação do aterro sanitário



Da redação das Tribuninhas

16/04/2009

- Após a realização de reuniões com diversos representantes da sociedade civil organizada do município e também de associações profissionais, a OAB/Itaboraí enviou um ofício ao presidente da Câmara Municipal, contrário ao projeto de construção do aterro sanitário local. No documento, a Subseção pede que os vereadores analisem melhor a proposta, respeitando a vontade da população, que defende que o município cuide de seu próprio lixo, mas sem transformá-lo num imenso "lixão" da região.

A idéia é de que a área de 2.760.400 m² - maior que o espaço do aterro sanitário de Gramacho - não recebesse somente o lixo proveniente de Itaboraí, mas também o dos municípios de Guapimirim, Tanguá, Rio Bonito, Marica, Magé, Niterói e São Gonçalo.

Além dos sérios riscos ao ecossistema da região, principalmente a contaminação dos cursos de águas pelos resíduos, a população afirma que o local escolhido para construção do aterro, além de ser muito próximo à áreas residenciais, é o mais propício à expansão da Cidade. Os adversários do projeto também mencionaram a sobrecarga no trânsito, a poluição e surgimento de doenças e mau cheiro que surgiriam por causa do depósito de lixo. Aqueles que são contra a construção, alegam ser desnecessária uma obra nessas proporções, já que a população atual de Itaboraí não atinge 300 mil habitantes.

Extraído de: http://itaborai.oabrj.org.br/index.jsp?conteudo=30

Nenhum comentário: