quarta-feira, 15 de abril de 2009

Bacia de Santos será mais importante que a de Campos, diz Petrobras

15/04/09 - 13h15


Diretor da empresa diz que isso deve ocorrer em 10 ou 15 anos.Hoje, Bacia de Campos concentra 80% da produção nacional de petróleo.
Da Reuters

Guilherme Estrella, diretor de Exploração e Produção da Petrobras (Foto: Divulgação/Petrobras)
O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, afirmou nesta quarta-feira (15) que em 10 ou 15 anos a bacia de Santos será mais importante para o Brasil do que a de Campos. Atualmente, a bacia de Campos responde por mais de 80% da produção nacional de petróleo.

Leia também:
Petrobras descobre nova fonte de petróleo na área pré-sal

Na terça-feira (14), a estatal anunciou a descoberta de nova jazida de óleo leve no bloco BM-S-9, localizada em uma profundidade de 4.900 metros, na Bacia de Santos.

"O grande fato de tudo isso é a descoberta da Bacia de Santos como uma nova enorme província brasileira, certamente mais importante que a bacia de Campos. O futuro dirá isso", disse ele à Reuters na entrada do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, no Rio de Janeiro.

saiba mais
Petrobras anuncia descoberta de nova fonte de petróleo no pré-sal
Petrobras volta a encontrar indícios de petróleo em poço antigo
Petrobras decide congelar salários dos diretores da empresa
Nova fonte
O bloco BM-S-9 está próximo do campo gigante de Tupi, no bloco BM-S-11, onde a Petrobras estima existirem reservas recuperáveis de 5 a 8 bilhões de barris.

"É a menina dos olhos da Petrobras, sem querer tirar a importância de outras bacias do país...Em termos de perspectivas, Santos já é mais importante que Campos. Acho que em 10 a 15 anos a produção e a estimativa de produção (futura) serão maiores do que em Campos", acrescentou Estrella.

Segundo ele, a vantagem da bacia de Santos é o petróleo de melhor qualidade e uma gama diversificada de óleo e reservatórios. Participando do Fórum Econômico, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, afirmou durante o evento que ainda não é possível avaliar se a nova descoberta se equipara a Tupi ou Iara, que já tiveram seus volumes estimados.

O diretor disse que apenas com a perfuração de mais poços será possível obter a informação. "Vamos iniciar em breve a perfuração do quarto poço (em BM-S-9), a partir daí teremos o volume", afirmou.

Superávit primário
Estrella comemorou também a perspectiva da Petrobras ser retirada do cálculo do superávit primário. Segundo ele, a medida pode dar um alívio ao caixa da empresa e permitiria a ampliação dos investimentos da companhia.

"É uma notícia boa porque temos no portfólio projetos altamente rentáveis e concretos. Diferentemente de outras empresas, a Petrobras tem projetos em conjunto nas mais diversas áreas. São projetos importantes para a empresa e para o Brasil. É um alívio para a nossa capacidade de investimento", declarou.

Leia mais notícias de Economia e Negócios

Nenhum comentário: