quinta-feira, 9 de abril de 2009

Aterro sanitário sim, para o nosso lixo, apenas!

Em Itaboraí, construirão brevemente, se a população permitir, um aterro sanitário onde será tratado o lixo de vários municípios. Itaboraí será o depositário fiel do lixo, tambem, das cidades vizinhas.

Queremos um aterro sanitário, sim, mas para tratar apenas do lixo que produzimos.

Para nos convencer de o quanto será bom para a cidade, os responsaveis pelo empreendimento têm trazido ao nosso munícipio especialistas, altamente preparados, para nos mostrar o quanto ganharemos com a instalação do Lixerj. Já temos Comperj! Tenho consciência de que se trata de um aterro sanitário. Sei que há diferença entre aterro sanitário e Lixão, não é apenas uma questão de semântica, mas no fundo, trata-se de LIXO.

De acordo com os especialistas, os municipios que quiserem depositar o seu lixo no Lixerj, pagarão aos donos do empreendimento. Isto é mais do que correto! Muitos municipios há que já são candidatos a fazerem parte do empreendimento.

Atentem para o detalhe: pagarão para se ver livre de seus lixos.

Uma vez depositados no Lixerj este será tratado com todos os requintes técnicos de que se fazem necessários. Ainda segundo os especialistas, este tratamento trará para nossa cidade uma serie de vantagens tais como: dinheiro ( a prefeitura poderá exigir royalties) e o mais importante, empregos. Esse empreendimento poderá trazer para Itaboraí, milhares de empregos. Quem sabe? poderá gerar, talvez, 50 empregos. Não sei se chegará a issso tudo, mas deve ser nessa faixa. Agora sim: nossos jovens terão um futuro melhor. Brevemente poderemos ter estampado nos jornais: 20 vagas para catadores de lixo com mestrado em lixologia, 10 vagas para comedores de lixo, com especializaçao em gastronomia lixônica, 20 vagas para residência em lixologia pediátrica e asim sucesivamente. Pelo que nos mostrou, agora sim: chegou a terra prometida. Fiquei boquiaberto! Quanta coisa boa iremos receber de graça! cheguei mesmo a pensar: um presente dos deuses! Ainda inebriado de tamanha felicidade comecei a ser tomado por um outro sentimento, agora de perplexidade. Por que nenhum dos prefeitos dos municipios vizinhos, reinvindicaram para si o empreendimento? Preferiram pagar para se livrar do lixo que produzem, quando muito bem poderiam ter todas esas vantagens que teremos se o emprendimento for aqui instalado. Eles são ignorantes? Não gostam de dinheiro e vantagens para seus municípios? Confesso que fiquei sem respostas.

Esse presente ( LIXERJ) me fez lembrar uma cidade que recebeu de presente um lindo cavalo. Lembro ainda que um de seus habitantes recomendou: não tragam esse cavalo para dentro das nossa muralhas! A população não acreditou e o matou! Hoje o mundo inteiro conhece a história e o fato ficou conhecido como presente de grego. Desconfio que teremos uma nova versão do presente de grego, mas o julgamento é seu! Você decide!

Antonio Gomes Lacerda

Nenhum comentário: