quinta-feira, 30 de outubro de 2008

TRE-RJ REPRIME ESQUEMAS DE BOCA-DE-URNA EM ITABORAÍ



Em duas ações da equipe de fiscalização do TRE-RJ, comandadas pelo juiz da 151ª ZE de Itaboraí, Márcio Alexandre Pacheco da Silva, foram apreendidas anotações que apontam para esquemas de compra de votos e formação de grupos para realização de propaganda ilegal no município. "A estratégia é intensificar a fiscalização de boca-de-urna, para a garantia do belo trabalho de eleições limpas realizado pelo TRE-RJ nestas eleições", disse o juiz, que enviou o material apreendido ao Ministério Público Eleitoral na mesma noite de sexta-feira (3).
Na primeira ação, os fiscais recolheram um cadastro de pessoal, que receberia R$ 13 mil para fazer propaganda irregular em cinco de outubro para o candidato a vereador Moadir Baptista Campos, o Moadir da Faraó (PMDB) e o deputado estadual Dr. Audir Santana (PSC), que concorre à Prefeitura de Itaboraí. A apreensão ocorreu na padaria do Hermógenes, na rua Quente, no loteamento Santo Expedito. A segunda apreensão foi no Comitê do candidato a vereador Nilcimar de Freitas Vieira, o irmão Caio (PSC), quando foram recolhidos cadernos onde estavam registrados o que seriam doações de bens, serviços e outros benefícios pessoais em troca de voto.
No Comitê do irmão Caio (PSC) havia anotações da concessão de atestados médicos, receitas do remédio Gardenal, carros de aterro, cestas básicas e material de construção. Os fiscais do TRE-RJ estranharam a resistência de uma assessora do candidato a entregar um caderno em especial, que ela alegava conter "receitas médicas pessoais e sigilosas". Ao abrir as anotações, os fiscais encontraram um amplo registro com nome de eleitores, acompanhados do número do título, zona e seção, um indício de que eles seriam os beneficiários dos bens e serviços supostamente oferecidos pelo candidato

Fonte: TRE-RJ

Nenhum comentário: