domingo, 3 de fevereiro de 2008

A investigação

Todos estão lembrados, a não ser o presidente, que não se lembra, não vê e não sabe de nada, que uma vez o presidente Lula falou que teríamos que abrir a caixa preta do judiciário.

Caixa preta é uma expressão tomada emprestada da aviação. Foi inventada no início da década de 50 pelo australiano David Warren. Fica instalada próximo à cauda das aeronaves.É fabricada com aço inoxidável e titânio. Esses materiais suportam uma aceleração ou desaceleração de 33 km/s² que equivale a aproximadamente , 3364g, onde g é a aceleração da gravidade terrestre na superfície do nosso planeta. Pode suportar temperaturas de até 1.100º C pelo período de uma hora e pressão aquática em profundidades de até 6.000 m, o que equivale a 601atm. Para testar a sua resistência é colocada num canhão e disparada contra uma parede de concreto e após isso seus equipamentos de gravação devem permanecer intactos. Seu tamanho é o de uma caixa de sapatos. Normalmente a sua cor ao contrario do que diz o nome, é laranja, para facilitar a sua localização no meio dos destroços. Ela grava tudo o que acontece durante os últimos 30 minutos de vôo e essas informações tais como: velocidade, altitude, ângulo de subida ou de descida, conversa entre os tripulantes, som dos motores, etc. Essas informações servirão depois para que a perícia determine o que aconteceu com a aeronave nos últimos minutos de vôo.

Pois bem, o presidente disse que a sociedade precisava saber o que estava registrado na caixa preta do poder judiciário, já que muito dos fatos ali ocorridos, não se sabe o porquê, não podem ser divulgados para que nos simples mortais tomemos conhecimento. Achamos uma ótima idéia. Na democracia, a informação correta deve ser um direito do cidadão e não um privilegio de uns poucos.

A idéia não vingou. Não só a caixa preta do judiciário não se abriu, como ainda querem fechar uma outra, a da Presidência da Republica. Com a onda dos cartões de credito corporativo que atinge a todos os portadores do cartão, o Portal da Transparência divulgou os gastos do Palácio do Planalto que corresponde em grande parte aos gastos do presidente e de seus assessores, coisa natural, afinal de contas é o Portal da Transparência.

Porém, qual não foi a nossa surpresa ao sabermos da indignação e a estranheza que tal fato causou. O governo vai investigar o porquê de as contas do palácio chegarem a ser colocadas no tal portal, não poderiam. Tal fato não deveria ser do conhecimento da população pois o mesmo coloca em risco a segurança do presidente e de seus familiares. Façam-me o favor! Estou vendo que vale o ditado: pimenta nos olhos dos outros ...

Só para refrescar a memória da assessoria do chefe do executivo e do próprio presidente, queremos dizer que ele havia dito há tempos atrás que no seu governo tudo e todos seriam investigados. Mudou de idéia? Presidente! O senhor e seus assessores precisam ler um tal de Baruch Spinoza que dizia: “É nota insistente nos que querem o poder absoluto, que os interesses do Estado exigem que os negócios sejam conduzidos secretamente. Esses argumentos, porém, quanto mais se disfarçam sob a máscara do bem público mais opressivos tornam a escravidão á qual conduzem. É preferível que as boas decisões de um Estado sejam conhecidas do inimigo a que os maus negócios dos tiranos sejam ocultos dos cidadãos. Os que tratam secretamente os negócios duma nação põem-na em absoluto sob sua autoridade; e como conspiram contra o inimigo em tempo de guerra, assim conspiram contra os cidadãos na paz”. Quem não deve, não teme.

Nenhum comentário: