sábado, 5 de janeiro de 2008

Hyundai busca local para construção de fábrica no Brasil

04/01/08 às 20:05
SEUL, 04 (AE-DOW JONES)

A montadora coreana Hyundai Motor Co. anunciou hoje que está em busca de um local no Brasil para a construção de uma nova fábrica. Segundo o vice-presidente da empresa, Kim Dong-Jin, a fábrica terá capacidade de produção de 100 mil veículos por ano. O empreendimento faz parte dos planos da empresa de ampliar a produção fora do território sul-coreano.Em maio do ano passado, o presidente da Hyundai, Chung Mong-Koo, já havia anunciado em Brasília a intenção do grupo em erguer a fábrica, um investimento de cerca de US$ 1 bilhão. A obra, porém, esbarra em um empecilho: o grupo coreano tem uma dívida de cerca de R$ 1 bilhão com o governo brasileiro, resultado do não recolhimento de impostos sobre veículos importados nos anos 90, período em que a Asia Motors, mais tarde incorporada ao grupo, prometeu construir uma fábrica na Bahia.Como o projeto de uma nova fábrica não pode ser aprovado enquanto a dívida não for paga, o anúncio foi visto à época por técnicos do governo como uma estratégia para sensibilizar o Congresso a aprovar uma lei criando um programa que reduza a dívida tributária e parcele o pagamento por longo prazo.Em abril do ano passado, a Hyundai inaugurou uma fábrica em Anápolis (GO). O investimento, porém, foi feito pelo empresário brasileiro Carlos Alberto de Oliveira Andrade, do Grupo Caoa. Ele bancou o projeto com recursos próprios e adquire tecnologia e as peças para a montagem da Hyundai. A fábrica produz atualmente os caminhões HR, e deve começar a produzir este ano o utilitário esportivo Tucson.Em novembro, Andrade havia dito que o grupo Caoa estava participando das discussões com a Hyundai sobre a possibilidade da abertura de uma nova fábrica no Brasil. "Há, sim, a possibilidade de uma segunda fábrica", disse. "É algo que está sendo discutido, mas com decisões a serem tomadas no longo prazo." Hoje, Jake Jang, o porta-voz da Hyundai, informou que, apesar do anúncio de que a empresa procura o local para a construção de uma fábrica no Brasil, não há definição sobre o início das obras.RÚSSIA - No mês passado, a Hyundai havia informado que iria começar no primeiro semestre deste ano as obras de sua primeira fábrica na Rússia. A unidade também deve ter capacidade de produção de 100 mil veículos por ano. De acordo com a empresa, o início da produção está previsto para o ano que vem. "Quando as fábricas da Rússia e do Brasil estiverem terminadas, a Hyundai-Kia terá uma capacidade de produção de seis milhões de automóveis por ano, incluindo três milhões de unidades na Coréia do Sul e três outros milhões no exterior", disse hoje Kim Dong-Jin.A Hyundai, com sua parceira Kia Motors, é a sexta maior montadora do mundo. A empresa tem a intenção de alcançar a quinta colocação, mas o ritmo de seu crescimento teve uma queda com o aumento da competição no setor e pela queda da produtividade.
Agência Estado

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Antônio, bom dia.

Meu nome é Fernanda Resende, trabalho na área de comunicação da empresa Zymboo (www.zymboo.com) e estou entrando em contato para apresentar nosso serviço de busca local e convidá-lo para conhecê-lo.
O Zymaps (http://zymaps.zymboo.com/) é uma ferramenta desenvolvida no município de Uberaba/MG, gratuita e que combina mapas, pesquisas de estabelecimentos locais, serviços de rota e informações dos 27 estados do país, além de notícias do Brasil e do mundo.

Caso tenha interesse em receber uma matéria sobre a ferramenta, peço que envie-me seu e-mail.

Talvez a matéria possa vir a ser publicada ou até mesmo discutida em seu blog.

Agradeço pela atenção e me coloco à inteira disposição para qualquer dúvida, crítica ou sugestão sobre nossa ferramenta.

Tenha um excelente dia e até breve.
Aguardo retorno.
Atenciosamente,

Fernanda Resende
fernanda.resende@blogspot.com

Anônimo disse...

Oi Fernanda! Bom dia! O nosso blog tem justamente a finalidade de
divulgar as coisas da nossa cidade, do estado e do Pais, portanto
ficamos envaidecidos com a sua visita e tudo que nos servir de
informaçoes será bem vindo. Desde ja nos colocamos á sua disposiçao
assim como o nosso blog. Faça dele o seu canal de informaçoes
Meu email: antgola@oi.com.br

Anônimo disse...

Meu email: antogola@oi.com.br

saiu errado na primeiro resposta