sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Revoltante!


Isto não ocorre apenas em Itaboraí, ocorre no Brasil, todavia eu vou comentar apenas o que acontece aqui na cidade. Há muito que nas cidades do entorno de Itaboraí, os prefeitos colocaram à disposição da população um serviço de ônibus para transportar os universitários de cada cidade que por ventura estudem noutra cidade o que quase sempre acontece visto que em muitas cidades não há universidades e principalmente públicas. Muito bem, em Itaboraí não tinha esse serviço. No atual governo ele foi criado, não pelo interesse dos governantes, mas sim porque a população (CEAI – Comunidade dos Estudantes e Amigos de Itaboraí) conseguiu sensibilizar o atual governo. Pois bem! Hoje temos o ônibus universitário, mas o que alguém sofre para conseguir um passe (licença para utilizar o mesmo) como se diz na gíria, não está no gibi.

Parece um favor que os governantes fazem quando disponibilizam esse serviço e por isso eles merecem ser canonizados e entronizados no paraíso dos deuses. Outro dia, uma aluna, não tenho autorização para citar seu nome, publicou no blog da CEAI a odisséia que é para conseguir uma vaga no mesmo. Citou ainda que durante uma determinada viagem, os alunos foram obrigados a bater palmas em comemoração ao aniversário do prefeito e todos o fizeram, inclusive ela, porque se não o fizesse, já sabem o que aconteceria. Perderia a vaga! Agora há pouco tempo uma aluna do PVCC (Pré- vestibular comunitário do CEVI), classificada para estudar na UFF perguntava ao coordenador do curso o quê e como fazer para conseguir a tal vaga. Está escrito lá no blog! Podem verificar! O coordenador, respondeu que vai tentar equacionar o problema, o que nem sempre é fácil e possível. Aqui as coisas são complicadas. O aluno tem que se humilhar e aceitar essas benesses como se fossem a apoteose da boa vontade e a sublimação da coragem de fazer o bem. Pessoal, isto não é verdade! Com educação não se gasta. Investe-se! Essa verba (difícil para o ônibus) aparece facilmente quando a prefeitura precisa fazer um ou mais shows como aqueles do 22 de maio. Lembram? Esses shows me fazem lembrar da expressão famosa: “Ao povo, pão e circo ” . Nessas horas o dinheiro aparece. E como?

Para finalizar devo dizer que no dia 31/01 2012 aproximadamente às 14 horas eu conversei com uma moradora de Itaboraí que cursa direito na Faculdade Estácio de Sá, em NITERÓI e que paga o seu transporte porque, segundo ela, é extremamente difícil conseguir a vaga no ônibus universitário. Nesse país é muito difícil (até agora, impossível) educação ser considerada prioridade. Senhores governantes, EDUCAÇÃO NÃO TEM PREÇO. SUA FALTA TEM CUSTO. Dinheiro gasto com educação não é despesa. É investimento!

Antônio Gomes Lacerda

Nenhum comentário: