sábado, 9 de outubro de 2010

Um facho de luz no fim do túnel!

Ayenção pessoal que torce pelo resgate dos mineiros soterrados desde 05/08/2010

A perfuradora T-130, uma das três máquinas que trabalhavam na mina, chegou neste sábado ao local onde estão os mineiros, , por volta das 8h05 locais (9h05 de Brasília).

No local foram vistos engenheiros e operadores das máquinas se abraçando e pulando para comemorar o fim da perfuração do túnel.

Os tecnicos estão avaliando a necessidade ou não de revestir as paredes do poço com uma proteção metálica para aumentar a segurança para o resgate.

Provavelmente, apenas sejam revestidos os primeiros cem metros do poço já que a última parte (do túnel), é em rocha maciça que nesse caso, apenas, precisa ser bem polida para diminuir qualquer atrito que por ventura venha a ocorrer entre a parede e a cápsula. Isto reduzirá o tempo de espera para que se comece a retirada dos mineiros, um a um.

Ontem, sexta-feira, o ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich, afirmou que o resgate dos mineiros soterrados começará na terça-feira, mas se tudo correr dentro do previsto, provavelmente bem antes teremos de volta os heroicos trabalhadores. A gente observa que as autoridades estão esticando o prazo para que não ocirram frustraçoes, mas deixam bem claro, através de suas atitudes, que esperam o resgate antes do prazo previsto, marcado inicialmente para dezembro. Oxalá que isto ocorra o mais rapidamente possivel!


Antonio Gomes Lacerda

Nenhum comentário: