sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Protesto contra lixão, na Itália, leva a confrontos


A cidade de Nápoles vive dias de violentos confrontos entre agentes de segurança e manifestantes que não aceitam uma decisão governamental de inaugurar um novo lixão no Parque Nacional do Vesúvio. Até ontem, 21/10/2010, centenas de pessoas enfrentaram policiais, vários caminhões de lixo, um carro de polícia e um ônibus acabaram incendiados. Cinco pessoas foram presas e muitas outras ficaram feridas..

Hoje, o Conselho de Ministros da Itália deve fazer uma reunião de emergência para discutir o problema. Uma das consequências do impasse é o acúmulo de lixo nas ruas de Nápoles, já que a circulação dos caminhões está prejudicada o que tem ocasionado um grande desconforto aos moradores devido ao mau cheiro que tomou conta da cidade.

Os confrontos têm ocorrido principalmente na entrada do aterro sanitário da cidade de Terzigno, aonde os manifestantes vêm tentando impedir os caminhões de despejar lixo, e na cidade vizinha de Boscoreale. Ali um grupo de manifestantes destruiu vitrines de várias lojas e apedrejou carros de polícia que escoltavam os caminhões de lixo.

Mesmo diante da presença da polícia que atacou os manifestantes com bombas de gás lacrimogêneo.

Esse confronto bem que poderia ter sido evitado. Bastava, para isso, que o pessoal de Nápoles e das cidades vizinhas, entrassem em contato com o prefeito e vereadores de Itaboraí e mandassem para cá o seu lixo. Ainda temos tempo. Procurem as nossas autoridades e acabem com o problema que está causando tanto desconforto aos italianos.

Cidadania: não jogue lixo nas ruas da sua cidade. Deposite-o em Itaboraí!

Antonio Gomes Lacerda

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

2 comentários:

Italo Malta disse...

E aqui o pessoal chama a CEAI de baderneira por fazer protestos pacíficos, imagine c entrássemos em confronto com a Polícia?
Seríamos todos taxados de terroristas e inimigos do Estado...

antonio gomes lacerda disse...

Aqueles que chamam os integrantes da CEAI de baderneiros, têm o nome gravado no TCU como ladrões do dinheiro publico ou então são baba-ovos dos ladrões do dinheiro público, pois só assim, arrumam uma boquinha na prefeitura