sábado, 18 de setembro de 2010

O trabalho de resgate dos mineiros


A perfuradora Schramm T-130, usada no "plano B" de resgate dos 33 presos em uma mina no norte do Chile conseguiu alcançar nesta sexta-feira o local onde estão os soterrados. A maquina chegou a pouco mais de 630 metros de profundidade, perfurando um túnel de cerca de 30 centímetros de diâmetro. Renovam-se as esperanças, todavia serão necessárias mais alguns dias para que o túnel seja alargado até que alcance os 70 centímetros de diâmetro suficientes para que os mineiros possam ser resgatados.

De accordo com o ministro da Mineração do Chile, Laurence Golborne os engenheiro terão que mudar e montar novos martelos que farão a ampliação do tunel. A pessima noticia é que a retomada da perfuração deve demorar vários dias, de acordo com as autoridades chilenas, já que é necessário trocar parte da máquina para começar essa nova fase. Esperamos que o façam no menor tempo possível!

De acordo com o correspondente da BBC na mina San José, Piers Scholfield, o ministro Golborne reconheceu que embora tenhamos esta interrupção, a operação poderá ser completada no início de novembro.

A partir de então, os próprios soterrados, um boliviano e 32 chilenos, devem limpar o entulho deixado pela perfuradora dentro da mina, que fica nos arredores de Copiapó, 800 quilômetros ao norte da capital chilena, Santiago.

Um psicólogo que está participando da operação de resgate dos mineiros afirmou que os trabalhadores estão muito felizes com o progresso, mas encaram de forma realista o tempo que ainda deverão permanecer soterrados.

Os mineiros estão presos desde o dia 5 de agosto, quando o principal acesso ao túnel da mina ruiu. Eles conseguiram se abrigar em um refúgio, com acesso limitado a água e comida, a quase 700 metros de profundidade.

O fato de que os 33 mineiros estavam vivos só foi descoberto mais de duas semanas após o acidente, quando uma sonda chegou ao local onde eles estavam e voltou com um bilhete dos trabalhadores.

Miguel Fort, engenheiro do setor de mineração, disse à BBC que a chegada da perfuradora ao refúgio dos mineiros é um dos passos importantes da operação, pois começa a melhorar a condição do ar muito úmido.Vamos torcer para que tudo dê certo e que os trabalhadores sejam todos salvos e retornem ao convívio de suas familias.

Antonio Gomes Lacerda

Nenhum comentário: