A semana passada, mais precisamente 05/02/2010, o presidente , Luiz Inácio Lula da Silva, inaugurou a primeira fábrica de chips da América Latina, Ceitec S.A.
Na construção, o investimento foi de aproximadamente R$ 400 milhões.
A fábrica, instalada em Porto alegre (RS), é uma estatal vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, criada por decreto presidencial em novembro de 2008.
O objetivo do empreendimento é desenvolver a indústria de semicondutores no Brasil e c riar as condições para a consolidação da indústria microeletrônica avançada no País.
Tudo isto acontece porque segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), nos países desenvolvidos, o setor eletrônico responde por 12% do Produto Interno Bruto (PIB) enquqnto que em nosso país esses numeros não passam de 1,7% do PIB.
Tamanho grau de assepsia necessário para que os circuitos integrados (CIs) sejam gravados nas pastilhas (wafers) de silício é tão grande que a fabrica tem uma sala cuja limpeza é cerca de 100 mil vazes maior do que uma (UTI). Para que isto seja possível, a Ceitec usa água e ar puros produzidos na propria empresa.
A produção da empresa será voltada para os segmentos de identificação por radiofrequência (RFID), comunicação sem fio e mídias digitais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário