segunda-feira, 18 de maio de 2009

Disputa acirrada para a Câmara dos Deputados


Publicado em 17/05/2009

Anderson Carvalho

Niterói tem hoje como único representante na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), o deputado federal Chico D’Ângelo (PT), eleito em 2006, com o apoio do então prefeito Godofredo Pinto (PT). Mas, a partir de 2010, a bancada niteroiense no Legislativo poderá aumentar. Na cidade, além de Chico, que irá disputar a re-eleição, há mais quatro que estão de olho no cargo de deputado federal. São: o presidente municipal do DEM, o advogado Sérgio Zveiter, de mudança para o PDT; o ex-vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL); o vice-presidente de Fundos de Governo da Caixa Econômica Federal (CEF), Moreira Franco; e o presidente da Niter, Alberto Iecim Rodrigues, o Betinho (PDT).
Sérgio Zveiter está confiante de que no PDT, com o apoio do prefeito pedetista Jorge Roberto Silveira, conseguirá ser eleito deputado.
"Nos próximos 15 dias deverei sair do DEM e me transferir para o PDT. Mas, já estou conversando com prefeitos do interior fluminense. Entre eles, Lindberg Farias (PT), de Nova Iguaçu; Marcos Mendes (PSDB), de Cabo Frio; Wanderson Cardoso de Brito (PMDB); de Arraial do Cabo; Mirinho Braga (PDT), de Armação dos Búzios e Carlindo Filho (PMDB), de São Pedro da Aldeia. Inicialmente, procurarei os prefeitos", disse Zveiter, que quer no Legislativo, trazer recursos federais para Niterói.
Paulo Eduardo tentará uma vaga na Câmara Federal pela quarta vez, pois já disputou nos pleitos de 1990, 1994 e 1998, todos pelo PT, do qual se desfiliou em 2005. O psolista foi candidato a prefeito no ano passado.
"Além de mim, há o deputado federal carioca Chico Alencar, que tentará a re-eleição. Neste primeiro momento, estou conversando com a militância do partido nos municípios onde existe um diretório do PSOL. A minha meta é me tornar conhecido na sigla em todo o Estado. Os militantes farão a minha campanha. No Congresso, defenderei as mesmas bandeiras que defendi em 30 anos de vida pública, que são as defendidas pelo socialismo", afirmou Paulo Eduardo.
Sem o apoio da Prefeitura de Niterói, hoje nas mãos do PDT, Chico baseará a campanha no trabalho que desenvolveu no primeiro mandato. Entre as realizações, obtenção de verbas para o Caminho Niemeyer, com o Ministério do Turismo. Ele foi eleito com 68.918 votos.
"Niterói está no centro do meu mandato", afirmou o petista, membro da Comissão de Saúde da Câmara.
Moreira está sendo cortejado pelo PMDB de Niterói para voltar a ter um mandato na Câmara dos Deputados. Ele foi parlamentar em três mandatos na Casa (1995-1998, 1999-2002 e 2003-2006).
"O presidente do partido, Carlos Boechat, quer muito que eu dispute o pleito em 2010. Estou analisando muito isso", afirmou.
Betinho, ex-vereador e no PDT desde meados de 2008, em 2006 disputou eleição para deputado federal pelo DEM, tendo ficado na quarta suplência. Pretende disputar novamente, mas, com a ida de Zveiter para o PDT será difícil obter o apoio de Jorge Roberto.
O Fluminense

Nenhum comentário: