Publicado em 28/04/2009
Mariah Bellido
O Hospital Estadual Tavares de Macedo, em Venda das Pedras, Itaboraí, especializado no tratamento da hanseníase, completou, ontem, 73 anos de funcionamento. Para comemorar a data, a unidade, que conta com 120 leitos para internação, ganhou uma enfermaria com 80 vagas destinada a pacientes com doenças crônicas e degenerativas.
Na ocasião, três de seus mais antigos internos foram homenageados. Maria da Conceição dos Santos, de 73 anos, Sebastião Rosa, de 72 e Valdir Langobuco, de 77. Eles foram internados no hospital, ainda crianças, por sofrerem de hanseníase. Embora curados, ainda vivem na unidade devido ao preconceito.
Atendimento - De acordo com a diretora do hospital, Ana Cláudia Meirim Krivochein, o atendimento nos novos leitos será destinado, principalmente, a pessoas idosas, maiores vítimas desse tipo de doença.
"Será uma espécie de retaguarda do Sistema Único de Saúde (SUS), para doentes crônicos. Vamos recuperar os pacientes através de tratamentos clínicos e fisioterápicos", explica Ana.
Mesmo com um maior número de pacientes para atender, Ana diz que a equipe médica, a princípio, não vai sofrer alterações.
"Temos 47 médicos no plantão, além de especialistas nas áreas de oftalmologia, cardiologia e neurologia, entre outras", completa a médica.
O Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário