terça-feira, 24 de março de 2009

Pesquisa traça perfil de estudantes do país


Geandson Oliveira/DN
Maria Alzenira disse que pesquisa vai avaliar o comportamento dos jovens
Identificar as condições de vida do estudante brasileiro. Este é o objetivo da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense 2009) idealizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, e executada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados coletados vão subsidiar a implantação do Sistema de Vigilância dos Fatores de Risco e Proteção à Saúde dos Adolescentes do Ministério da Saúde.

Todas as 26 capitais do país participam da pesquisa. A expectativa é que cerca de 70 mil alunos, das 1.507 escolas selecionadas, respondam o questionário. Os dados começaram a ser coletados ontem em cinco estados: Acre, Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul e Piauí. Os demais devem iniciar até o dia 10 de abril.

Foram selecionadas em Natal 62 escolas, sendo 20 privadas, 31 estaduais e 11 municipais. A coleta dos dados começa na próxima segunda-feira, 30. O público-alvo são jovens com idade entre 13 e 17 anos que estejam cursando a 8ªsérie ou 9º ano do Ensino Fundamental. Aproximadamente 3.600 estudantes vão responder 109 questões sobre alimentação, características sócio-demográficas, atividade física, tabagismo, violência, acidentes, comportamento sexual, além do consumo de álcool e drogas.

De acordo com Maria Alzenira da Silva, supervisora de Pesquisas Sociais da Unidade Estadual do IBGE, a identidade dos alunos e das escolas serão mantidas em sigilo. ‘‘Ninguém precisa se preocupar, os dados ficarão sob sigilo absoluto. Mas é importante que os estudantes tenham consciência da importância de responder o questionário para que políticas públicas sejam elaboradas para eles’’, declarou.

Dezesseis pesquisadores vão percorrer às escolas da capital potiguar até o dia 15 de junho quando termina a pesquisa. Alzenira explicou que ‘‘os próprios alunos vão responder as perguntas no computador de mão, em seguida vão ser pesados e medidos. Só então o questionário será concluído. Nos casos dos estudantes portadores de necessidades especiais vamos solicitar a ajuda de um professor que esteja habituado a lidar com essa situação’’, explicou.

A supervisora do IBGE disse que a direção de cada escola também vai responder a um questionário sobre a situação de cada instituição. Entre os temas abordados terão destaque: segurança e atividades físicas. Os dados da Pense 2009 serão divulgados em dezembro.

Pesquisa começa segunda

Foram selecionadas em Natal 62 escolas, sendo 20 privadas, 31 estaduais e 11 municipais

Erta Souza
da equipe do diário de natal Justificar

Nenhum comentário: