domingo, 15 de março de 2009

Cursos preparatórios atraem interessados em empregos públicos


Publicado em 14/03/2009
Fábio Resende

Estabilidade, tranquilidade, e boa remuneração. Não é à toa que a disputa em concursos públicos é acirrada. Somente no ano passado foram abertas mais de 30 mil vagas, e para esse ano a previsão é de 40 mil oportunidades. No entanto, o caminho até a nomeação é longo e difícil. Requer muita dedicação, horas de estudo e, na maioria das vezes, um bom curso preparatório.Há mais de 28 anos no mercado, o Centro de Estudos, Pesquisas e Atualização em Direito (Cepad) oferece cursos voltados para a área jurídica. Em Niterói, já são dez anos capacitando advogados.Segundo a gerente da unidade Niterói, Mara Regina da Silva, além de preparar para concursos do setor jurídico, o Cepad está ampliando sua cartilha de cursos.
"Estamos oferecendo cursos para outras áreas, como o Banco Central, por exemplo", destaca Mara Regina.
O Cepad Niterói oferece dois tipos de cursos. As turmas extensivas com aulas durante 12 meses, compostas de duas fases: reciclagem e atualização. Além das turmas intensivas com duração de três a quatro meses.
Mara diz que o ideal para se preparar para um concurso público são os cursos extensivos. "Infelizmente muitos candidatos só começam a se preparar após a divulgação do edital. Normalmente, a prova é marcada para 60 dias após a divulgação do edital. É um prazo curto. O ideal é iniciar a preparação um ano antes do concurso, com aulas teóricas e exercícios simulados", explica.
Na instituição, as aulas são expositivas com apoio de material impresso e disponibilizado pelos próprios professores.
"A legislação está sempre mudando, dessa forma não faz sentido trabalhar com apostilas, já que terá sempre que ser atualizada", conta.
Outro curso que funciona em Niterói é o Degrau Cultural. Com apostilas desenvolvidas e formatadas pelos próprios professores do curso, o Degrau oferece cursos intensivos de três meses de acordo com as exigências dos editais dos concursos.
De acordo com Bianca Bandeira, diretora de marketing do curso, o concurso público sempre foi um "grande chamariz" independentemente da situação político-econômica do país.
"Sempre tivemos concursos com grande número de vagas em órgãos de prestígio e com ótimos salários. Atualmente, com um cenário mais complicado da economia mundial, outro tipo de grupo tem procurado nossos cursos. Pessoas que nunca pensaram em fazer provas estão se mobilizando", destaca Bianca.
Além disso, ela acredita que as pessoas que têm como objetivo principal passar em um concurso estão se preparando desde já.
"Em 2008 tivemos grandes seleções e para esse ano a expectativa é muito boa. Concursos como do Banco Central, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal devem ser divulgados ainda em 2009", afirma.
Com pouco tempo de atividade, mas com resultados positivos em diversos concursos, a unidade de Itaboraí da Academia do Concurso Público desde a sua fundação, em setembro de 2006, conseguiu classificar dez alunos em processos seletivos bastante concorridos, como o do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e polícias Civil e Militar.
De acordo com Elaine Eleutério, administradora da unidade, as aulas são telepresenciais, transmitidas via satélite, em tempo real, das salas de aula da Academia do Concurso do Rio. As apostilas são obtidas através da internet. Ao realizar a matrícula, o aluno recebe uma senha para acessá-la. São oferecidos dois tipos de turmas: intensiva, com média de duração de quatro meses e com início logo após a divulgação do edital; e regulares que duram de 6 a 12 meses.
"O nível de exigência das bancas é muito alto e é necessário muita dedicação do aluno. Ele deve reservar o máximo de horas possíveis por dia para estudar. Acredito que quatro horas diárias seja um período razoável", enfatiza.
Várias tentativas e, enfim, o sucesso
Com muita determinação, Magno Charles Campos conseguiu, após várias tentativas, ser classificado no concurso do TJ-RJ. Para ele, o grande desafio foi conciliar a faculdade de Direito com o curso preparatório.
"O aluno tem que se dedicar ao máximo para passar", diz Magno que desde 1995, estudava para concursos. Sua rotina de estudos era de cinco horas diárias incluindo o curso preparatório.
No entanto, Magno não está conformado apenas com o cargo de técnico de atividades judiciária.
"Minha intenção é continuar estudando para me candidatar a uma vaga de esfera federal", conta. Formado em Administração de Empresas, Welber Pereira conseguiu uma das vagas para o concurso da Polícia Civil do Rio.
"Sempre gostei da área de segurança pública. Isso somado a estabilidade que o emprego proporciona foi determinante para minha escolha. Primeiro tentei o concurso da Polícia Rodoviária Federal, mas não obtive um bom resultado. Não desanimei. Continuei estudando e consegui passar para a Polícia Civil", conta.
Welber passou por um curso de seis meses até obter êxito. "Alem do curso, estudava cerca de três horas por dia. Não é impossível passar sem um curso preparatório, mas é muito difícil encontrar livros totalmente atualizados. O curso direciona o aprendizado do aluno", opina.
Endereços:
Academia do Concurso Público Itaboraí – Avenida 22 de Maio, 5.253 – Centro. Tel.: 2645-4161 ou 2645-9921
Cepad – Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 500, loja 101. Tel.: 2621-5370
Degrau Cultural – Rua São Pedro, 151 – sobreloja. Tel.: 3604-6234

Extraído de: O Fluminense

Nenhum comentário: