sexta-feira, 27 de março de 2009

Campanha pelas Olimpíadas


Publicado em 26/03/2009

O governador Sérgio Cabral Filho e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, ambos do PMDB, estão em plena campanha. Só que esta não é eleitoral, mas pela possibilidade de a capital fluminense sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Com este objetivo, governador e prefeito viajaram esta semana para Denver, nos Estados Unidos, acompanhados do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.
Animado com a receptividade, Cabral disse ontem que "o clima da campanha para o Rio sediar as Olimpíadas de 2016 é de vitória". O governador participa, em Denver, da Sportaccord 2009, a maior feira esportiva internacional, onde as quatro cidades candidatas (Rio, Chicago, Madri e Tóquio) farão, hoje, apresentações das candidaturas aos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI). A escolha final será em 2 de outubro.
"Estamos mais que esperançosos. Estamos confiantes. Nossa candidatura é trabalhada em conjunto pelos três níveis de poder: além do Estado, o Município e o Governo Federal estão em estreita parceria. E temos o maior cabo eleitoral de todos, que é o presidente Lula, empenhado diretamente na campanha", disse Cabral, após participar do ensaio técnico para a apresentação. O governador destacou que o projeto do Rio garante toda a infraestrutura necessária aos Jogos e que estará pronto para entrar em prática logo que sair o resultado.
"Nós temos um projeto espetacular e vamos cumpri-lo fielmente, o que significa assegurar todas as obras nas áreas de transportes, saneamento e segurança pública, entre outras. Junto dele, temos a torcida do povo brasileiro pelo Rio. A emoção, portanto, é uma só no Rio e em todo o nosso país. A vitória será também para todo o Continente, o que dará uma nova dimensão ao Movimento Olímpico Internacional.
Apresentação do projeto brasileiro está marcada para hoje
A apresentação será feita pelo governador, o presidente do COB, o prefeito, o secretário-geral da Rio 2016, Carlos Roberto Osório, e a medalhista do vôlei de praia Adriana Behar, uma das embaixadoras da Rio 2016. O ministro do Esporte, Orlando Silva, representa, no evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Nosso forte é a paixão com que transmitimos o desejo de sediar os Jogos tendo um projeto muitíssimo bem estruturado. Nesta apresentação, o diferencial será que cada um falará sobre um tema específico no que diz respeito à infraestrutura para a Rio 2016. Isso tornará a nossa exibição ainda mais emocionante e detalhada aos delegados", afirmou Nuzman.
Na abertura do evento, na terça-feira, o estande do Brasil recebeu 300 visitantes. O local foi caracterizado com um tapete que imita o calçadão de Copacabana, serve o café brasileiro, exibe imagens de vídeo sobre o projeto e as belezas naturais da cidade. Uma equipe técnica tira dúvidas dos visitantes.
A secretária de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, também presente ao evento, lembra que, além da emoção, um dos grandes trunfos do Brasil é o compromisso, assinado pelas três esferas de governo - estadual, municipal e federal -, de depositar US$ 700 milhões no orçamento do Comitê Organizador dos Jogos de 2016, assim que sair o resultado.
"Nós demos uma garantia. É a palavra do nosso governo", disse Márcia.
O Rio foi escolhido em 2007 para representar o Brasil na disputa pela sede das Olimpíadas de 2016. A decisão foi tomada por aclamação pela Assembleia do COB.
Com a realização dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos Rio 2007, a cidade se tornou a mais capacitada no País para postular a candidatura aos Jogos, tanto em experiência de organização como em instalações esportivas.
O anúncio da cidade-sede escolhida está marcado para ocorrer no dia 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.
O Fluminense

P. S. Cada dia fica mais em evidencia a famosa frase: ao povo pão e circo. A unica coisa que mudou é que os nossos governantes suprimiram o pão. Entendo que seria uma iniciativa muito mais eficiente uma campanha por um estado com melhor educaçaõ, melhor saúde, mais segurança, enfim, com mais felicidade para os seus habitantes, mas não é assim que os nossos governantes enxergam. Enquanto ficamos esperando que essas coisas aconteçam, o prefeito da maior cidade do estado e o governador viajam para os EUA, gastando o dinheiro do contribuinte, para trazerem um circo. Nao estou contra as olimpiadas ou coisa que o valha, mas entendo que outras prioridades há que nao são levadas em consideração.

Antonio Gomes Lacerda

Nenhum comentário: