segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Exercicio de Fisica -Prevest- CEVI

(UF-RN) Um objeto real está a 60cm de uma espelho esférico côncavo. A imagem é real, invertida e se localiza na mesma posição do objeto. A distância focal do espelho, em cm é:
a) 10 b) 12 c) 15 d) 30 e) 60

(FEI-SP) Deseja-se projetar uma imagem de um objeto real sobre uma tela, usando-se um espelho esférico que dista 6,0m dela. A distancia do objeto ao espelho deve ser igual a 25cm. A altura do objeto é de 2,0cm. Determine:
a) O tipo do espelho e sua distancia focal
b) O tamanho da imagem e se ela é direita ou invertida

(F. M. VASSOURAS_RJ) Uma pessoa, estando a 20cm de um espelho esférico, côncavo, observa a imagem de seu próprio rosto refletida no espelho. A imagem é uma vez e meia maior do que o rosto da pessoa. Nesta situação, quanto vale, aproximadamente, o raio de curvatura do espelho?
a) 60cm b) 30cm c) 40cm d) 60cm e) 120cm

(FUVEST – SP) A imagem de um objeto forma-se a 40cm de um espelho côncavo com distancia focal de 30cm. A imagem formada situa-se sobre o eixo principal do espelho é real, invertida e tem 5,0cm de altura. A) determine a posição do objeto. b) A altura do objeto.
UF-SC) A distância entre a imagem e um objeto colocado em frente a um espelho côncavo é de 16cm. Sabendo-se que a imagem é direita e 3 vezes maior, determine o raio de curvatura do espelho em centímetros.
Um objeto real é colocado diante de um espelho esférico de Gauss que lhe fornece uma imagem virtual. A altura do objeto é o dobro da altura da imagem e esta se encontra a 6,0cm do vértice do espelho. A) A imagem é direita ou invertida B) Qual é a abcissa do objeto? C) Qual é a distancia focal do espelho? D) Qual é a natureza do espelho?

A imagem de um objeto real, conjugada por um espelho esférico é três vezes menor que ele e direita. Estando o objeto a 30cm do espelho, determine: A) a abcissa da imagem e sua natureza B) A distancia focal do espelho e sua natureza.

Um espelho convexo fornece uma imagem real de 4,0cm de altura, de um objeto de altura 1,0cm o módulo do raio de curvatura do espelho vale 20cm.
Determine: a) Qual é a natureza do objeto? B) Em relação ao referencial de Gauss quais são as abcissas do objeto e da imagem?

(UF –PE) Um espelho côncavo tem um raio de curvatura de 45cm. Determine o aumento para um objeto de altura H situado a 15cm do vértice do espelho.

(MACKENZIE-SP) Um objeto real se encontra diante de um espelho esférico côncavo, a 10cm de seu vértice, sobre o eixo principal. O Raio de curvatura deste espelho é 40cm. Se este objeto se deslocar até o centro de curvatura do espelho, a distancia entre a imagem inicial e a final será:
A)10cm B) 20cm C) 25cm D) 40cm E)60cm

(PUC-SP) Em um farol de automóvel tem-se um refletor constituído por um espelho esférico e um filamento de pequenas dimensões que pode emitir luz. O farol funciona bem quando o espelho é:
A) Côncavo e o filamento está no centro do espelho. B) Côncavo e o filamento está no foco do espelho C) convexo e o filamento está no centro do espelho D) Convexo e o filamento está no foco do espelho E) Convexo e o filamento está no ponto médio entre o foco e o centro do espelho
Antonio Gomes Lacerda

Um comentário:

Anônimo disse...

"Um espelho convexo fornece uma imagem real de 4,0cm de altura, de um objeto de altura 1,0cm o módulo do raio de curvatura do espelho vale 20cm.
Determine: a) Qual é a natureza do objeto? B) Em relação ao referencial de Gauss quais são as abcissas do objeto e da imagem?"
professor espelhos convexo não formam imagens reais!! todas as imagens sao virtuais...