sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Europa entra em recessão pela 1ª vez

14/11 - 09:23
SÃO PAULO, 14 de novembro de 2008 - O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro encolheu 0,2% no terceiro trimestre deste ano, repetindo o desempenho obtido no período de abril a junho, segundo cálculos do Escritório de Estatísticas da União Européia (Eurostat).
A contração econômica por dois trimestres seguidos configura uma situação de recessão, segundo muitos economistas. Os dados do Eurostat vão ao encontro de estatísticas internas de algumas das principais economias do bloco.
Na Itália, terceira maior economia da zona do euro, o PIB contraiu 0,5% no terceiro trimestre de 2008, após uma retração de 0,3% no trimestre anterior, segundo uma primeira estimativa divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas. O resultado coloca tecnicamente o país em recessão.
Na Espanha, a economia caminha rumo à recessão, principalmente após o PIB contrair 0,2% no terceiro trimestre deste ano. No trimestre anterior, a economia registrou um crescimento de 0,1%.
Na França, segunda maior economia da zona do euro, o PIB cresceu 0,14% no terceiro trimestre de 2008, segundo declarou hoje Christine Lagarde, ministra francesa das Finanças, em entrevista concedida à emissora de rádio local RTL.
"A França não está tecnicamente em recessão", disse Lagarde. O resultado do PIB, que segue uma contração de 0,3% na economia francesa entre abril e junho, contraria a expectativa da maioria dos analistas econômicos.
Na Alemanha, maior economia da Europa, o governo local anunciou ontem que o PIB do país registrou contração de 0,5% no terceiro trimestre deste ano, após ficar negativo em 0,4% no segundo trimestre.
Fora da zona do euro, mas ainda na Europa, o Reino Unido também vive uma recessão, segundo avaliação do banco central local, divulgada na última quarta-feira. Na Ásia, Hong Kong anunciou que também entrou em recessão. Cingapura e Nova Zelândia já haviam afirmado o mesmo.
Marcel Salim - InvestNews

Nenhum comentário: