segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Trânsito terá controle de semáforos em tempo real




Um grupo de pesquisadores do Departamento de Automação e Sistemas da UFSC trabalha em um projeto pioneiro no Brasil, desenvolvendo tecnologias capazes de controlar o trânsito em tempo real com o intuito de acabar com a problemática do trânsito no País.
O projeto, coordenado pelo professor Werner Kraus Junior, criou softwares que adaptam os semáforos ao fluxo de veículos de forma automática e instantânea, com base na medição do tráfego feita por sensores instalados nas vias. O sistema evita retenções desnecessárias, proporcionando economia de combustível e tempo, e ajusta-se de forma autônoma a situações inesperadas, como acidentes de trânsito.
De acordo com o professor, o controle em tempo real surge como uma alternativa ao sistema de planos fixos, usados atualmente, em que os tempos dos semáforos são programados de acordo com a hora do dia, com base em contagens manuais do tráfego. Esta solução, segundo Werner, limita o desempenho, visto que as condições de trânsito dependem de vários fatores tais como: do horário, crescimento da frota, condições meteorológicas, acidentes e algumas outras situações que não são previstas nos planos.
A Titulo de informação devemos dizer que a UFSC é a única universidade do Brasil a possuir um núcleo de pesquisa que atua ao mesmo tempo no desenvolvimento de técnicas de controle, equipamentos e centrais de tráfego. Tudo começou em 2000, quando Werner Kraus firmou parceria com a Brascontrol, empresa brasileira que atua na área de controle de tráfego desde 1992, fabricando equipamentos como radares, lombadas eletrônicas e controladores de trânsito.


Antonio Gomes Lacerda

Nenhum comentário: