quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Soares festeja decisão do TSE


Publicado em 15/10/2008
Lívia Duarte e Fabiane Moreira

Depois de uma longa batalha judicial, vencida com a confirmação de sua candidatura e a validação dos 36.387 votos, segundo sua assessoria, o prefeito eleito de Itaboraí Sérgio Soares (PP) só pensa em descansar. Como sua candidatura estava impugnada seus votos foram considerados temporariamente nulos, dando vitória a Audir Santana, do PSC, que obteve 30.655.
"Quero descansar pelo menos durante uns dez dias para me recuperar mentalmente. Tivemos um desgaste emocional muito grande com esta campanha. Mas apesar da expectativa, conseguimos a vitória e, em novembro, vamos começar a cuidar dos projetos de parceria, convênios, avaliar o orçamento e decidir a melhor forma de direcionar os investimentos", afirmou Soares.
A decisão favorável a Soares foi anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite de segunda-feira. A vitória foi por quatro a dois votos. Após o resultado do julgamento, ele foi às ruas comemorar com a população.
O prefeito eleito garantiu que ainda não possui nenhum nome para o secretariado. Quanto ao orçamento da Prefeitura, Soares acredita que ficará em torno de R$ 350 milhões, mas que o valor ainda será votado pela Câmara.
Ainda durante o período de transição, Soares pretende procurar o governador Sérgio Cabral Filho para conversar sobre futuras parcerias entre o município e o Estado.
"Não podemos esquecer que as conseqüências do Comperj (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro) serão nossos grandes desafios. Para isso, precisamos buscar assessorias e o apoio do Estado. Temos a responsabilidade de assegurar a qualidade de vida da população de Itaboraí", ressaltou.
Entre as prioridades estão a recuperação das rodovias e a manutenção dos postos de saúde. De acordo com ele, a saúde será uma questão de alta importância no governo.
Audir Santana não foi encontrado para falar sobre a decisão do TSE.
Oficialização com TRE
Para que os votos de Sérgio Soares sejam efetivados – até então eram considerados nulos – é preciso que um comunicado oficial do TSE chegue ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro.
De acordo com a assessoria do TRE será solicitada então à zona de totalização de Itaboraí que se divulgue o número de votos a partir de uma operação matemática. A recontagem não é necessária neste caso, esclareceu o tribunal.
Entre os votos divulgados em Itaboraí, 30.655 eram destinados ao candidato Audir Santana (PSC). Foram computados 44.225 votos nulos para a prefeitura da cidade. Entre estes estão os de Sérgio Soares.
Situações como a de Soares, que obteve apenas anteontem o registro da sua candidatura, devem se multiplicar pelo País, afinal, há cerca de 2,5 mil recursos a serem julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maioria para candidatos a vereador.
Prazo – O estado do Rio contabiliza 140 candidatos com registros pendentes esperando julgamento no TSE – o que não inclui, por exemplo, processos quanto a irregularidades na propaganda eleitoral.
Segundo assessoria do órgão, podem haver processos em instâncias inferiores, mas o objetivo é que todos os recursos sejam votados no TSE até o dia da diplomação dos candidatos, 18 de dezembro.
A assessoria do tribunal explicou que mesmo que os recursos não sejam julgados até lá, os eleitos poderão ser empossados, posteriormente, se a decisão final for favorável.
O Fluminense


Acesse http://www.polopetroquimicodeitaborai.com.br O melhor e mais completo informativo de nossa região.

Nenhum comentário: