quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

O futuro da aviação






O supersônico Concorde voou durante várias décadas, mas sempre foi antieconômico.

Agora, apoiados pela Agência Aeroespacial Européia, engenheiros planejam um avião comercial hipersônico o A2, que poderá transportar 30o passageiros à velocidade de mais de 4.800 km/h.


Se o leitor analisar, há muito tempo a aviação comercial está estacionada na faixa subsônica de cerca de 980 km/h, enquanto os caças militares voam bem acima da barreira do som. O A2, no entanto, só poderia entrar em operação dentro de 25 anos.

A empresa Reaction Engines projeta e desenvolve sistemas de propulsão de alta tecnologia para transporte espacial, e seus quadros têm especialistas em áreas desde foguetes espaciais e sistemas de armas até energia nuclear.

O A2 foi projetado para decolar do aroporto Internacional de Bruxelas, por exemplo, voar silenciosamente a velocidade subsônica de 0.9 mach antes de atingir mach 5 através do Pólo Norte e voar em direção ao Pacífico até a Austrália. Tudo isso em menos de cinco horas.
A empresa estima que o custo da hora de vôo será similar aos atuais praticados na primeira classe dos aviões convencionais, com pouca emissão de carbono, usando motores movido a hidrogênio líquido.
O A2, com 132 metros de comprimento, bem maior que os aviões convencionais, será muito mais leve que um Boeing 747 e poderá decolar das pistas já existentes.

Um detalhe: o A2 não terá janelas, devido ao enorme calor gerado pela alta velocidade. Além disso, há incertezas a respeito de eventuais danos que seriam causados à camada de ozônio.

O Concorde fez seu último vôo há cinco anos, após um acidente ocorrido há oito anos, em Paris, quando 113 pessoas morreram.

Este excelente artigo com essa maravilha de imagem nos foi cedido gentilmente por Luiz Leitao, do blogue de tudo um pouco cujo endereço se encontra em nosso blog. Nao deixem de visitar esse excelente vehiculo de comunicaçao que é o blog de tudo um pouco. Lá voce encontrará os mais variados assuntos sempre com a qualidade que é peculiar ao dono do blog. Obrigado Luiz!

Nenhum comentário: