sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

O QUE É POLÍTICA?


O garoto chega para o pai e fala: Pai, eu preciso fazer um trabalho para a Escola, Você me ajuda?
Claro meu filho! O que você quer saber?
O garoto pergunta: papai o que é Política?
O pai pensa um pouco e começa: Vejamos se você vai entender. Aqui em casa quem arruma o dinheiro e traz para casa sou eu (patriarcal). Pois bem, eu sou o CAPITALISMO. Por outro lado a sua mãe é quem administra esse dinheiro, faz as compras, paga aos empregados e etc., então ela é o GOVERNO. Como você depende de mim e da sua mãe, você é O POVO. A empregada trabalha para que tenhamos as coisas feitas a tempo e à hora. Então ela é a CLASSE TRABALHADORA. Seu irmãozinho, muito pequeninho, é o FUTURO DO PAÍS. Entendeu meu filho?
Papai, acho que entendi, mas ainda vou refletir mais um pouco.
Naquela noite, o garoto foi dormir pensando nas explicações do pai, só que ainda estava meio confuso. Lá pelas tantas da madrugada, seu irmãozinho começou a chorar. Vendo que ninguém acordava para ver o que estava acontecendo o garoto se levantou e viu que seu irmãozinho, estava todo sujo de cocô. Foi ao quarto da mãe chamou, chamou e ela não acordou. Resolveu então chamar a empregada. Ao olhar pelo buraco da fechadura ele viu que o pai estava deitado em cima da empregada, não se sabe fazendo o que. Bateu á porta, chamou, chamou e ninguém atendeu. Revoltado, foi para o seu quarto e dormiu. No outro dia acordou tarde e como fosse um feriado, o pai estava em casa. Ao ver o pai, o garoto falou. Agora sim consegui entender o que é política. O pai satisfeito, falou: então me explique com suas palavras. O garoto começou:
A política é: enquanto o CAPITALISMO fica em cima da CLASSE TRABALHADORA, o GOVERNO dorme profundamente e não atende ao chamado do POVO e por isso o FUTURO DO PAÍS está na merda.

Nenhum comentário: