quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

A origem da rosa (flor) segundo a mitologia grega


Segundo a mitogia grega a deusa Afrodite era casada com o deus Hefesto, mas o traia com muitos outros deuses inclusive com alguns mortais. Ela seria na linguagem hodierna, segundo determinadas pessoas, uma tremenda piranha. Mas deixemos isto pra lá. Um dos amantes mais constantes, da deusa do amor, era Ares que por sinal era seu cunhado, irmão de Hefesto.
Um dia, Por maldição dos deuses, Teias, rei da Assíria cometeu incesto com a sua filha Smirna (Mirra). Smirna queria por que queria transar com o pai, era gamadona no coroa. O Rei não queria nem saber. Um dia, não se sabe como, ela conseguiu se passar por outra mulher (usou um disfarce e que disfarce) e assim conseguiu ficar com ele durante doze noites consecutivas. Ao saber do acontecido, o rei que fora enganado por sua filha, ficou possesso e quis matá-la. Smirna pediu ajuda aos deuses que a transformaram na arvore que tem o seu nome, Mirra, e com isto ela ficou livre da fúria do seu pai. Como estava gravida e agora tinha sido trasnformada numa arvore, da sua casca nasceu um garoto muito bonito que levou o nome de Adonis (que em fenício significa senhor). Maravilhada com a beleza do menino, Afrodite pegou-o para criar, mas devido ás suas múltiplas ocupações, entregou-o para Proserpina deusa dos infernos. O menino cresceu e ficou muito bonito o que provocou a rivalidade entre as deusas que passaram a disputá-lo como amante. Proserpina também não era mole, não podia ver uma cueca. Com isso a briga ficou tão feia que Zeus foi chamado a intervir. Zeus decidiu que Adonis passaria um terço do ano com Afrodite e o outro terço do ano Perséfone, mas Afrodite que era muito fogosa pegou o cara nos outros quatro meses. Sabendo que estava levando um chifrinho, Ares, um dos amantes ficou furioso e mandou um javali matar o jovem Adonis. Alguns autores chegam mesmo a dizer que o javali era o próprio Ares que se havia transformado no animal. Se for verdade ou não, o certo é que o javali atacou e com uma mordida na bunda que arrancou pedaços, matou Adonis. No momento do ataque, Afrodite que pressentiu a tragédia correu para socorrer o amante. Sentindo a perda, a deusa começou a chorar ao mesmo tempo em que corria. As suas lagrimas ao caírem no chão se transformaram na flor que todos nos conhecemos como rosa. Acontece, porém que naquela corrida ela tropeçou, caiu e se machucou. O sangue que escorreu caiu sobre as flores transformando-as em vermelhas elas que até então eram brancas. Esta é, pois, segundo a mitologia grega a historia do aparecimento de essa linda flor, inspiração dos poetas e por que não dizer do amor.
Antonio Gomes Lacerda
PS O livro VOCÊ SABIA? de Alair Vieira de Melo , Jorge Armando de Macedo Pimentel e Antonio Gomes Lacerda estará na bienal do livro em Sao Paulo. Periodo 14 a 24 de agosto de 2008. mais informaçoes, vide google

Nenhum comentário: