sábado, 22 de dezembro de 2007

NATAL E ANO NOVO


O Natal e o Ano Novo batem à nossa porta.
Noite de Natal. Família, Amigos, ceia, presentes e muita alegria. E o aniversariante! Será que alguém esquece? Ou será que alguém lembra?
E na hora da ceia, na hora de trocar os presentes, será que passa em nossas mentes a lembrança de os nossos irmãos que naquele momento estarão amargando a fome, a sede e principalmente a falta de uma família e de um teto? Como lixo humano, eles estarão debaixo de uma marquise sem comida, sem roupa, sem teto e principalmente, sem uma família. Outros tambem estarão em situaçoes talvez até piores. A noite de natal para essas pessoas não existirá. Pensemos nisto! O que fazer? Será que os nossos governantes não têm sensibilidade, já que estas situações remontam a tempos imemoriais? Pensemos tambem em todos aqueles que ao chegarem á mesa sentirao a dor da saudade dos seus entes que partiram de maneira natural ou lhes foram arrancados de maneira brutal e covarde. Natal é uma noite de festa, mas também de reflexão. Vamos olhar para dentro de cada um de nos e nos perguntar: O que eu fiz para reverter esse quadro? O que posso fazer? Será que eu colaboro para minorar a dor humana? Tenhamos em mente que naquele momento se confrontam em cantos diversos. A algazarra do banquete e o silencio da fome, a alegria da Saúde e a tristeza da doença, o calor do convívio e o frio da solidão. Por tudo isto precisamos pensar. Não vamos apenas colocar palavras bonitas nos cartões de Natal que enviamos. Vamos colocar também o nosso coração. Não vamos fazer isto por uma simples obrigação, mas sim, porque desejamos realmente compartilhar a alegria desse dia. Vamos fazer com que o abraço dado no amigo ou na amiga, desejando paz, saude, felicidade, etc sejam verdadeiras. Que representem o sentimento fraterno de que desejo ao outro o que desejo para mim. Não vamos fazer de este gesto apenas um ritual social ao qual estamos acostumados. Vamos repensar nossos sentimentos nesta ocasião, porque Natal significa nascimento e nascimento é, recomeço ou, talvez, apenas começo. Começo de nova caminhada, de novos entendimentos, de uma nova compreensão, de uma nova forma de viver em comunidade de o porquê estamos aqui, de quais são nossas tarefas, de quais são nossas reais necessidades, de procurarmos descobrir com vontade firme e perseverança nossas capacidades interiores de sermos pessoas melhores, de aprendermos a ser mais tolerantes, mais amigos dos nossos amigos. Na jornada longa da vida não podemos caminhar sozinhos.
Feliz Dia de Natal e Prospero ano novo!

Antonio Gomes Lacerda

Um comentário:

Anônimo disse...

O Natal é mais que dar presente, é uma epoca que devemos pensar em nosso proximo e refeltir nosso real papel na vida, não basta chegar no dia e dizer que não fez o mal mas sim chegar e dizer que hoje só fiz o bem!
Igor Paim