quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Distribuiçao do PIB

Em 2005, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte somavam juntas, 25% do PIB brasileiro. Essa classificaçao se manteve inalterada desde 2003, segundo dados do IBGE. Em 2005, 1.371 municípios, nos temos aproximadamente 5654, respondiam por 1% do PIB e concentravam 3,5% dos brasileiros. Por outro lado os 51 municípios mais ricos detinham quase a 50% do PIB nacional e 30% da populaçao brasileira.Os cinco municípios de menor PIB em 2005 em ordem decrescente: Olho D’Água do Piauí (PI) São Luis do Piauí (PI) Quixabá (PB) São Miguel da Baixa Grande (PI) Santo Antônio dos Milagres (PI) Juntos, eles representavam aproximadamente 0,001% de toda a renda gerada no país. Em 2005 São Paulo era a capital brasileira com maior PIB enquanto Palmas, Tocantins, o menor. A soma dos PIBs das capitais representava 34,8% da renda nacional.
Antonio Gomes lacerda
fonte: O Globo

Um comentário:

Luiz Leitão da Cunha disse...

Lacerda,

Essa distribuição do PIB mostra que
distribuição de renda não é só criar empregos ou dar benefícios como o bolsa-família. Tudo é muito concentrado, São Paulo, onde vivo, é uma cidade grande demais, insana, impessoal, cheia de guetos e ilhas de excelência (e exclusão).

Mas distribuir esse crescimento e desenvolvimento requer uma infra-estrutura decente, e hoje mal se consegue pegar um avião e chegar ao destino "neste país", sem alguma dose de boa sorte.

O RJ, com toda a grana do petróleo, cerca de 5 bi por ano, poderia estar bem melhor, mas se você subir a serra, verá municípios que estão na mesma há décadas. Em SP também tem disso, é preciso interiorizar mais a economia e ter cidades mais saudáveis, com 300/500 mil habitantes.

Um abraço.