sábado, 22 de dezembro de 2007

dez maiores destaques da ciência em 2007 de acordo com a Science

1 Pesquisas sobre o genoma humano demonstraram existir uma grande diferença, muito maior do que se imaginava, entre o DNA de diferentes pessoas.
2 A tecnologia de reprogramação de células anunciada em junho. Nessa ocasião, pesquisadores do Japão e dos Estados Unidos criaram células-tronco pluripotentes induzidas, a partir da pele de camundongos. Essas células poderiam ser utilizadas para produzir todos os tipos de tecidos do corpo. Em novembro, duas equipes anunciaram o mesmo feito com células humanas.
3 Pesquisa realizada no Observatório Pierre Auger, na Argentina, descobriu a origem dos raios cósmicos de alta energia. É bom frisar a grande participação dos físicos brasileiros nesta descoberta. A pesquisa sugeriu que eles se originam de galáxias com buracos negros supermassivos em seu centro. Sobre esse projeto de pesquisa, na Argentina, o físico Carlos Ourivio Escobar,primeiro presidente do conselho colaborativo, disse: “Supervisionei sete bolsistas da FAPESP e formamos vários doutores ao longo desses anos, principalmente a partir de 1999”. O Brasil, colaborou nessa pesquisa na parte de instrumentação, fornecimento dos tanques, anéis e lentes de telescópios, na parte de análise e desenvolvimento de software, além de em participar na área administrativa. Nunca é de mais lembrar que o Brasil já tem tradiçao nesta area desde os tempos de Cesar Lates.

4 Pesquisa que revelou a estrutura do receptor Beta2-adrenérgico humano, que regula os sistemas humanos internos ao carregar, pelo corpo, mensagens dos hormônios, serotonina e outras moléculas
5 Pesquisadores utilizaram pares de óxidos para produzir interfaces com uma ampla gama de propriedades magnéticas e elétricas potencialmente que se exploradas serão de grande utilidade para a humanidade.
6 Físicos teóricos e experimentais produziram o já previsto e tão esperado efeito Hall de rotação quântica, um comportamento singular de elétrons que fluem por meio de certos materiais submetidos a campos elétricos externos. Se tudo der certo, poderemos dentro em breve produzir um novo equipamento de computação “spintrônico” de baixa potência.
7. Um grupo de cientistas dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), dos Estados Unidos, liderado por Paolo Lusso, publicou resultados de um estudo que destaca o potencial de defesa de uma proteína produzida pelo próprio organismo. Esse trabalho representa uma nova conquista na luta contra a Aids.
8 A Science destacou ainda os trabalhos em química que resultaram em uma serie de técnicas eficientes e econômicas para o produção de compostos eletrônicos e também farmacêuticos.
9 Estudos realizados em seres humanos e em ratos apontam que a memória e a imaginação têm seu substrato no hipocampo, um centro crítico de memória do cérebro.
10 A Science destacou o trabalho de Jonathan Schaeffer e seus colaboradores que demonstraram que num jogo de damas se nenhum dos contendores cometer erro, o jogo termina empatado.
Os dez mais do ano da Science podem ser lidos por assinantes da revista em
www.siencemag.com
Antonio Gomes Lacerda

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de ver esses resultados revertidos em favor do ser humano.

Anônimo disse...

Poucas vezes podemos ver comentados os avanços da ciencia. Noarmalmente so se comenta as coisas ruins. Parabens ao dono do blog!

Anônimo disse...

É bom que possamos saber o que vai pelo mundo da ciencia e o que isso pode trazer para melhorar a vida do homem no planeta