quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Mata Atlantica

A mata atlântica originalmente percorria o litoral brasileiro de ponta a ponta. Estendia-se do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, e ocupava uma área de aproximadamente 1300000km2 milhão de quilômetros quadrados aproximadamente 15% do território nacional, restam apenas cerca de 92000km2 o que corresponde a 7% da mata original. Era a segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, só comparável à Floresta Amazônica. A destruição do paraíso Mata Atlântica começou logo após o seu descobrimento com a exploração desordenada da floresta cujo alvo era o pau – brasil,que hoje está quase extinto. O primeiro contrato comercial para a exploração do pau-brasil foi em 1502, o que levou o Brasil a ser conhecido como "Terra Brasilis", ligando o nome do país à destruição ecológica. Outras madeiras de valor também foram exauridas: sucupira, canela,peroba,jacarandá e vinhatico entre muitas outras. A titulo de esclarecimento devemos dizer que o pau-brasil hoje existem apenas alguns poucos exemplares no sul d Bahia. Hoje a maioria da área litorânea que era coberta pela Mata Atlântica é ocupada por grandes cidades, pastos e agricultura. Porém, ainda restam trechos da floresta, na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira, no sudeste do Brasil. A área de domínio (área cuja vegetação clímax era esta formação vegetal) abrangia total ou parcialmente dezessete estados: Incialmente a floresta abrngia os estados: Alagoas, cobria originalmente 52% da área do estado. Bahia, 31% Ceará, 3% Espirito Santo, 100% Goias, 3% Mato Grosso do Sul, 14% Minas Gerais, 45% Paraiba, 12% Parana, 97% Pernambuco, 18% Piauí, 9% Rio de Janeiro, 99% Rio Grande do Norte, 6% Rio grande do Sul, 47% Santa Catarina, 99% Sao Paulo, 80% Sergipe, 32% .
No nordeste brasileiro a mata foi totalmente destruida o que ocasionou a fome e a miseria provocando o exodo rural. Nesta região, seguindo a derrubada da mata, vieram plantações de cana de acucar. Na região sul, a cultura do café foi principal responsável pela destruição total da vegetação nativa, restando uma área muito pequena para a preservação de espécies. A vegetaçao que sobrou nesta area continuou ameaçada pela poluiçao ambiental ocasionada pela emissão de agentes nocivos à sua sobrevivência. É bom que se diga que nao só a flora mas tambem a fauna foi alvo da predaçao humana visto que o comercio exportador de couros e peles de onça (que chegou ao preço de um boi), anta, veado, cobra , jacaré, capivara, tartaruga e muitos outros animais estimularam sobremaneira a saga dos comerciantes. A coisa chegou a tal ponto que figuras tais como Joaquim Nabuco, José Bonifacio de Andrade e Silva, e muitos outros protestaram contra o modelo de predaçao.
Hoje, do pouco que restou, acredita-se que 75% está sob risco de extinção total, necessitando de atitudes urgentes de órgãos mundiais de preservação ambiental às espécies que estão sendo eliminadas da natureza aceleradamente. Os remanescentes da Mata Atlântica situam-se principalmente nas Serras do Mar e da Mantiqueira, de relevo acidentado. No Rio de Janeiro, exemplos claros da destruição da mata são a ilha grande e a Serra da Bocaina. Segundo ambientalistas, de 1990 a 1995, foram desmatados cerca de 5000km2 .
Nas regiões onde ainda existe, a Mata Atlântica caracteriza-se pela vegetação exuberante, com acentuado higrofitismo (Adaptação que algumas plantas apresentam para viver total ou parcialmente submersas em água ou em terrenos muito saturados de umidade). Entre as espécies mais comuns encontram-se algumas briófitas ( plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura, que vivem em lugares úmidos e sombrios). Uma das características mais marcantes das briófitas que os nutrientes são transportado célula a célula devido a ausência de vasos para a condução dos nutrientes. Por is é a ausência de vasos para a condução de nutrientes. Estes são transportados de célula a célula por todo o vegetal. É por isso que não existem briófitas muito grandes. O transporte de água de célula a célula é muito lento e as células mais distantes morrem antes que os nutrientes cheguem até eles. musgos e as hepaticas), cipó e orquídeas. Na mata atlantica e adjacencias estao situadas 7 das nove maiores bacias hidrograficas brasileiras que respondem pela quantidade e qualidade de agua potavel para cerca de 60% dos municípios brasileiros e ainda para os mais diversos setores da economia nacional como a agricultura, a pesca, a indústria, o turismo e a geração de energia.

Nenhum comentário: