quinta-feira, 2 de abril de 2009

Vereador quer impedir merenda terceirizada


Publicado em 02/04/2009
Anderson Carvalho


O vereador de São Gonçalo Marlos Costa (PT) não quer que a Prefeitura terceirize o fornecimento da merenda escolar na rede municipal de ensino. O objetivo é que a alimentação dos alunos seja feita nas escolas pelas merendeiras, sob a responsabilidade de uma nutricionista. O parlamentar apresentou uma proposta neste sentido, na Câmara, com a qual diz pretender resguardar os cofres públicos.
"É um projeto preventivo. No final do ano passado, a Secretaria Estadual de Educação tentou fazer licitação para escolher empresa que forneceria merenda escolar nas escolas públicas estaduais, mas o deputado estadual Alessandro Molon (PT) conseguiu uma liminar na Justiça impedindo isso", contou Marlos.
De acordo ainda com o petista, caso a terceirização no fornecimento da merenda escolar ocorresse, provocaria o desemprego das merendeiras e serventes lotadas nos estabelecimentos de ensino. Além disso, o município deixaria de receber recursos federais destinados à Educação.
O vereador apresentou também mais duas propostas voltadas para a Educação. A primeira institui o Programa Segurança Alimentar nas escolas da rede municipal de ensino. Pelo programa seriam ministrados cursos de segurança alimentar nas escolas aos pais de alunos, sobre como aproveitar sobras de alimentos, além da substituição e produção de itens a baixo custo. Os pais dos alunos seriam capacitados para repassar os conhecimentos nas comunidades onde vivem. A capacitação poderia ser feita por estudantes das faculdades de Nutrição.
A segunda proposta visa a disponibilizar os espaços das escolas públicas para cursos pré-vestibulares comunitários, voltados para estudantes de baixa renda. Os cursos não teriam fim lucrativo.
O Fluminense

Nenhum comentário: