sexta-feira, 3 de abril de 2009

Senado não investigará uso de verba para fretar avião


02/04/2009 - 15h17

Daniela Lima

A omissão do regimento interno do Senado quanto às regras de uso da cota de passagens aéreas deve livrar o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) de investigação na Casa. Hoje, o jornal Folha de S. Paulo revelou que o senador tucano usou sua cota de passagens aéreas para fretar jatinhos.
O corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), disse nesta quinta-feira à jornalistas que, como não existe proibição expressa nas normas da casa, o senador não cometeu nenhuma irregularidade.

O corregedor disse ainda que como não há regulamentação específica quanto ao uso de passagens aéreas pagas pelo Senado, fica a cargo de cada um dos parlamentares julgar se é ou não ético ceder bilhetes, ou ainda, usar a cota para fretar jatinhos. “A questão da ética é pessoal. Se não há impedimento, o cidadão é que decide se pode ou não pode", interpretou.
Revelações quanto ao uso da cota de passagens aéreas têm assombrado os senadores. Desde revelação do Congresso em Foco de que a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) teria usado o benefício para trazer amigos de São Luís para Brasília, surgem denúncias de que outros parlamentares também desvirtuaram a verba.
Caridade com dinheiro público
Na última semana, o senador Mão Santa (PMDB-PI), admitiu que usa sua verba de passagens aéreas para caridade. Segundo ele, os bilhetes são doados a eleitores que precisam de tratamento de saúde e não têm dinheiro para pagar as viagens de Teresina até Brasília.

Leia também:Roseana diz que pagou quatro passagens com cheque

Extraído do site: O Congresso em Foco

Nenhum comentário: