quinta-feira, 2 de abril de 2009

Linha 3 do metrô (4)


16/01/2007 - Globo Online


Patinho feio da rede ferroviária estadual, o trecho de 30 quilômetros entre o Barreto e Itaboraí ganhará novos trens até o fim do primeiro semestre. A linha, onde circulam apenas duas composições sucateadas em duas viagens diárias, ficou de fora das privatizações dos anos 90 e sofre com a ocupação irregular em suas margens.Batizado de pré-metrô por integrar o trajeto da futura Linha 3, o projeto foi anunciado esta semana pela Secretaria estadual de Transportes. O plano é utilizar parte das 14 composições sem uso da antiga Linha 2 do metrô para transportar até cem mil passageiros por dia. Como a linha Barreto-Itaboraí não tem fiação elétrica, o governo pretende adaptar as máquinas para circularem com gás natural.Segundo a secretaria, a linha deficitária continuará a ser administrada pela Central, companhia subordinada à Secretaria de Transportes. O subsecretário Delmo Pinho admite que a medida tem como principal objetivo impedir que a favelização obstrua a futura linha do metrô. O projeto é considerado imprescindível para atender ao pólo petroquímico, que deve ser inaugurado em 2012."Estamos preocupados em preservar a faixa lateral da ferrovia, que sofre um processo de ocupação desordenada", explica Pinho.Os trens destinados ao projeto têm dois vagões, com capacidade para 254 passageiros.Eles vão substituir as antigas locomotivas a diesel dos anos 50 que mantêm a operação precária da linha.O pré-metrô foi a solução mais econômica encontrada para começar a tirar do papel a sonhada Linha 3, uma das promessas de campanha do governador Sérgio Cabral. Em entrevista ao GLOBO-Niterói publicada em setembro passado, o peemedebista disse que o projeto, que prevê a ligação do Rio com Niterói e Itaboraí, é absolutamente viável.O trecho da Praça Araribóia ao Largo da Carioca, sob a Baía de Guanabara, deve custar cerca de R$ 1,9 bilhão, e o da Praça Araribóia a Itaboraí, passando por São Gonçalo, cerca de R$ 1,2 bilhão. As obras dependem de ajuda do governo federal e, no fim do ano passado, ganharam novo entrave, já que o plano inclui um viaduto próximo ao Caminho Niemeyer.

O trem do pré metro

Fonte: http://skyscrapercity.com/newthread.php?do=newthread&f=562

Extraído de: http://www.skyscraperlife.com/infra-estrutura-e-transporte/3720-page-rankinge-metro-rj-mais-trens-no-trajeto-barreto-itaborai.html

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