quarta-feira, 1 de abril de 2009

Governo do Estado abre 3.200 oportunidades para 28 cursos gratuitos

Publicado em 01/04/2009

A Secretaria Estadual de Trabalho e Renda abre inscrições hoje, para a primeira etapa do Plano Territorial de Qualificação (Planteq). São 3.200 vagas em 28 cursos gratuitos de capacitação profissional nos setores: comércio e serviços, construção civil, metal-mecânica, indústria naval, turismo e transporte e logística, além de arranjos produtivos locais (couro, calçado, têxtil agricultura e pesca), em 59 municípios do Rio de Janeiro. Os candidatos poderão se inscrever até 30 de abril.
Entre os cursos oferecidos, há chances para operador de telemarketing, cuidador de idosos, auxiliar administrativo, camareira, copeiro, garçom, cozinheiro, pedreiro, eletricista, pintor predial, carpinteiro naval, montador, recepcionista de hotel, modelista de calçados, pintor de estruturas metálicas e maçariqueiro. (Confira algumas vagas no quadro abaixo)
A maior parte das vagas exige ensino médio, mas também há chances para quem concluiu o ensino fundamental. Os cursos destinam-se aos moradores dos respectivos municípios.
Para a seleção e matrícula serão considerados os pré-requisitos exigidos para cada curso. O material didático e certificados são gratuitos, além do candidato contar com um auxílio de R$ 100 para transporte e alimentação.
Os cursos serão ministrados por instituições de educação profissional, conforme pré-qualificação e licitação realizadas este ano, e financiados com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego.
"Os cursos são distribuídos de acordo com as vocações e potencialidades econômicas identificadas no Estado, sempre visando a qualificar o trabalhador para empregá-lo ou fazê-lo gerar renda", destaca o secretário estadual de Trabalho e Renda, Ronald Ázaro.
As inscrições poderão ser feitas nas agências estaduais de Trabalho e Renda (postos do Sine) ou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). De acordo com o secretário, mesmo que não haja vagas imediatas, os candidatos poderão se cadastrar para chances futuras.
Para realizar o cadastro, é preciso levar a identidade e a carteira de trabalho. Outras informações e os endereços dos postos poderão ser obtidos pelo telefone da Ouvidoria do Trabalho: 2332-9999 ou no site http://www.trabalho.rj.gov.br/.
Extraído de: O Fluminense

Nenhum comentário: