segunda-feira, 6 de abril de 2009

Desenvolvimento de energias renováveis leva delegação brasileira à Espanha

01/04/2009 - 13h24


da Efe, em Pamplona
Uma delegação do Governo brasileiro liderada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, visita a região espanhola de Navarra para conhecer o desenvolvimento local em matéria de energias renováveis, especialmente a eólica.
Lobão começou a visita na cidade de Sarriguren, no Centro Nacional de Energias Renováveis (CENER), e depois seguiu com o ministro da Indústria espanhol, Miguel Sebastián, para o Laboratório de Testes de Aerogeradores, também chamado de Instituto do Vento, no município vizinho de Sangüesa.
O laboratório recebeu investimentos de mais de US$ 60 milhões e é tido como a mais potente e complexa infraestrutura de pesquisa eólica do mundo.
Para Lobão, chegou o momento de substituir um modelo 'que destrói' por energias mais limpas, um desafio no qual o Brasil 'está se antecipando ao futuro'.
O ministro acrescentou que o Brasil é considerado como um país 'líder' em biocombustíveis, mas estuda outras vias e quer 'unir esforços para buscar energias melhores e mais limpas para todos'.
Apesar de ser muito menor do que o Brasil, a região de Navarra conta com uma estrutura de geração de energia eólica três vezes maior do que a existente em todo o território brasileiro.
Leia outras notícias sobre energias renováveis
Senador dos EUA quer aliança energética com a América Latina
Energias renováveis terão capacidade para abastecer 40% da demanda por eletricidade em 2050

Extraído de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u544024.shtml

Nenhum comentário: