sexta-feira, 20 de março de 2009

Segundo agência da ONU, 15% da população mundial ainda passa fome

Nos países pobres, gastos com comida absorvem até 80% do orçamento dos consumidores

19.03.2009 - 16:27

Redação

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) lançou nesta quinta-feira, em sua sede em Roma, um banco de dados interativo com preços de alimentos em 55 países em desenvolvimento.

O guia lista preços de diferentes mercadorias nas moedas locais e em dólar americano além de diferentes pesos e medidas, informa a Rádio ONU. A proposta do banco de dados, que vai do Afeganistão ao Zimbábue, é fornecer meios de comparação entre os mercados domésticos e externos.

A agência revela que gastos com alimentação representam 20% das despesas de consumidores em países industrializados. No mundo em desenvolvimento, este número varia de 60% a 80%.

Segundo a FAO, apesar do preço dos alimentos ter caído em nível global, nos países em desenvolvimento ele ainda continua alto. De acordo com a agência da ONU, 963 milhões de pessoas (15% da população mundial) estão passando fome ou sofrendo de má nutrição.

A economista-sênior da FAO, Liliana Balbi, disse que o guia ajudará na tomada de decisões no setor agrícola e de desenvolvimento além da área de trabalhos humanitários.

Nenhum comentário: