Publicado em 19/03/2009
O prefeito de Tanguá, Carlos Pereira, é o novo presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Leste Fluminense (Conleste). Pereira foi eleito ontem com oito dos onze votos possíveis. Ele substitui o ex-prefeito de Itaboraí, Cosme Salles, que anunciou a vitória.
Entre os presentes estavam: Washington Quaquá (Maricá), Rafael Miranda (Cachoeiras de Macacu), Antônio Marcos (Casemiro de Abreu), Marcelo Zelão (Silva Jardim), Júnior do Posto (Guapimirim), Sérgio Soares (Itaboraí) e José Luiz Mandiocão (Rio Bonito). Não compareceram os prefeitos: Núbia Cozzolino (Magé), que alegou motivos de saúde, Jorge Roberto Silveira (Niterói), e Aparecida Panisset (São Gonçalo), que já havia anunciado a retirada da sua candidatura.
Júnior do Posto foi eleito vice-presidente, Quáquá como presidente da Agência de Desenvolvimento, que terá Antônio Marcos como vice. Alvaro Adolfo continua como secretário executivo.
O Conleste foi criado para definir estratégias e atuações conjuntas diante dos possíveis impactos sociais decorrentes da implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
A nova diretoria do Consórcio, que reúne os municípios do entorno onde será instalado o Comperj, como: Itaboraí, Niterói, São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Magé, Maricá, Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá, tem a difícil missão de alavancar o desenvolvimento numa região que vem sofrendo, por vários anos, pela falta de investimento, principalmente por falta de infraestrutura urbana e de uma rede de saúde que atenda, de maneira digna, a população dessas cidades. A união de esforços entre os municípios foi a única saída apontada pelos prefeitos.
"Com a eleição de Carlos Pereira vamos ter uma participação integrada entre os municípios", afirmou Washington Quaquá.
Já falando como presidente do Conleste, Carlos Pereira elogiou o trabalho do antecessor, Cosme Sales, que, segundo ele, foi o responsável por tornar o consórcio uma realidade para a região. Além disso, agradeceu a confiança dos outros prefeitos e afirmou que trabalhará para o desenvolvimento da região como um todo.
"Vou trabalhar aqui como faço em Tanguá, priorizando os bons projetos e os investimentos em educação, saúde e a qualificação profissional dos moradores. Com apoio dos onze municípios, temos mais força para fazer isso e poderemos avançar bastante nesse sentido. Todos serão recompensados com esse trabalho. Para os prefeitos que não compareceram, pretendo procurar todos eles para que estejam juntos conosco nesse momento. Somente com a união dos municípios poderemos fortalecer, cada vez mais, a nossa região", garante Carlos Pereira.
Pereira disse que, de imediato, o grupo vai se encontrar com o governador Sérgio Cabral Filho, com o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e também com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousself, para levar a eles, as prioridades estabelecidas pelos técnicos das prefeituras, nesses dois anos que o Conleste vem se reunindo.
O Fluminense
quinta-feira, 19 de março de 2009
Conleste elege Carlos Pereira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário