segunda-feira, 30 de março de 2009

Advogados aprovam gestão de atual presidente OAB-RJ, segundo pesquisa


Publicado em 28/03/2009
Raphael Martiniano

Uma pesquisa encomendada ao Ibope, junto aos advogados, mostra um alto índice de aprovação da gestão do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio (OAB-RJ), Wadih Damous. De acordo com o estudo, 27% dos entrevistados consideraram a administração ótima, e 58% acharam boa. De acordo com Wadih Damous, que está no cargo há pouco mais de dois anos, o saldo positivo mostra a política de transformação que ele vem implantando na entidade.
"Viemos com o propósito de mudar o que chamamos de cara da OAB. Mudar a relação do órgão com os advogados. A advocacia passava por um momento difícil, faltando material, prerrogativas, entre outros. Normalmente o primeiro ano é para arrumar a casa, mas priorizei a parte externa, atendendo primeiro a classe", conta.
De acordo com o secretário-geral da OAB-RJ, Marco Luiz, a entidade se tornou um verdadeiro instrumento de atendimento para os advogados.
"Wadih trouxe de volta a credibilidade da OAB perante a sociedade. Os índices mostram que houve mudanças, que as medidas foram aceitas, a autoestima do advogado aumentou".
A pesquisa apontou ainda que apenas 10,8% dos entrevistados afirmaram ser regular a gestão de Wadih Damous. Segundo Wadih Damous, uma das primeiras medidas de sua gestão foi reduzir o valor da anuidade da OAB-RJ.
"Se o profissional paga qualquer valor e não se sente contemplado, essa quantia sempre será considerada cara. Para mostrar nossa vinda, reduzimos e congelamos a anuidade, que hoje é a menor do País".
Ainda de acordo com o presidente da OAB-RJ, muitos advogados deixaram o débito com a entidade se avolumar. Para resolver a questão, foi lançada a campanha "Fique Legal", na qual a OAB proporcionou aos devedores amplo parcelamento.
Apesar da mudança no valor da taxa anual dos advogados, ainda eram necessárias outras transformações para melhorar o relacionamento entre a OAB e os profissionais. Outra ação implantada com essa finalidade foi o ‘Recorte Digital’, que oferece aos advogados cadastrados e em dia com a anuidade receberem, através de correio eletrônico, uma publicação do Diário Oficial gratuitamente.
Saúde – Em outra avaliação do Ibope, a respeito do plano de saúde Caarj/Unimed, oferecido para os advogados, também houve grande índice de aprovação, com 21% destacando o serviço como ótimo e 57% como bom.
"Resolvemos o problema do plano de saúde, que tinha um rombo de R$ 70 milhões de inadimplência quando assumi a presidência. Além disso, temos o plano odontológico gratuito para advogados cadastrados e em dia com a entidade. O profissional pode colocar dependentes pagando taxa de apenas R$ 11", explica Damous.
Cursos de treinamento e atualização
Com o lema de aprimorar a relação entre órgão e profissional, a OAB-RJ também passou a oferecer treinamentos de atualização para os advogados. Segundo Wadih Damous, o convênio com o Centro de Estudos, Pesquisa e Atualização em Direito (Cepad) possibilitou a realização de cursos voltados para a prática profissional, com videoaulas gratuitas.
"Também aperfeiçoamos o ‘Escritório Compartilhado’, onde o advogado, devidamente regularizado com a OAB e que comprove dificuldades financeiras, pode usufruir a infraestrutura do órgão para atender seus clientes. Isso sem falar no transporte gratuito em municípios do interior do Estado, que foi implantado devido às dificuldades de locomoção para os novos fóruns inaugurados", acrescenta.
Segundo o secretário-geral Marco Luiz, a atual gestão conseguiu pagar por todos esses serviços, além de cortar gastos e passar a fazer melhor uso dos recursos. O presidente Wadih explica que existem algumas precariedades e que uma parte depende de administrações públicas, principalmente do Judiciário, mas que tudo que é de competência da OAB, ela busca sempre solucionar o mais rápido possível.
"O bom relacionamento do presidente Wadih com os tribunais de Justiça, Regional Federal e Regional Trabalho vai contribuir para que essas mazelas sejam superadas", afirma o secretário-geral.
O Fluminense Online

Nenhum comentário: