quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Professores pedem permanência de diretor do Liceu Nilo Peçanha


Publicado em 04/02/2009
Danielle Rabello

Uma comissão de professores da Escola Estadual Liceu Nilo Peçanha, de Niterói, foi recebida no fim da tarde de ontem no gabinete do deputado Comte Bittencourt (PPS), na Assembleia Legislativa (Alerj). Na pauta do encontro estava a exoneração do diretor da unidade, professor Celso Lopes.
Os professores pediram a ajuda do deputado para conseguir uma audiência com a secretária de Educação, Tereza Porto, para tentar reconduzir o diretor ao cargo.
"Expliquei a eles que as comissões da Alerj para este ano ainda estão se formando. Mas me comprometi a tentar marcar a audiência com a secretária. Este é um movimento que preocupa e reforça o projeto de que as escolas tenham eleição direta de seus diretores. Eu ainda desconheço os motivos da exoneração do diretor, só sei o que li na imprensa e o que os professores me contaram, mas é complicada a exoneração de um diretor que tem o apoio da comunidade escolar. Vou procurar a secretária para esclarecer esta história", informou o deputado.
Pela manhã, os diretores adjuntos e professores se reuniram com a nova diretora nomeada para a unidade, Célia Quaresma, e a coordenadora da Metropolitana VIII, Rita de Cássia.
Recondução – De acordo com o diretor adjunto Antônio José dos Santos Pires, Célia teria informado que está no cargo interinamente, e pediu aos professores que indiquem o nome do novo diretor, de preferência até o início do ano letivo, na próxima segunda-feira, dia 9.
"Deixamos bem claro que não queremos outro diretor e sim a recondução do professor Celso Lopes ao cargo. Informamos que somos todos adjuntos demissionários, caso o Celso não volte", falou.
Hoje, às 14 horas, os professores se encontram na escola e de lá seguem para a sede da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), a fim de entregar o documento formulado na reunião de segunda-feira, pedindo a volta do diretor Celso Lopes.
Celso foi exonerado do cargo de diretor do Liceu na última segunda-feira, por não ter entregado o quadro de horários da escola dentro do prazo estipulado pela Seeduc.
Rede municipal tem encontro
A Secretaria Municipal de Educação de Niterói (SME) promoveu, ontem, o I Encontro de Profissionais da Rede de Ensino para cerca de 1.700 professores e pedagogos. Em pauta, a apresentação da nova equipe pedagógica, além de dinâmicas em grupo e atividades culturais. O evento, realizado em três turnos – divididos entre o auditório da Unilasalle, o Espaço Cultural AMF/Unimed e o auditório da Fundação Municipal de Educação – marcou o início do ano letivo, que começa hoje. Na ocasião, a secretária Maria Inês Azevedo de Oliveira ressaltou a importância dos profissionais da rede no trabalho em conjunto para a obtenção de êxito.
"Embora já tivesse experiência, essa nova fase é um desafio e contamos com os professores. Afinal, acreditamos que quanto mais se organiza, mais se avança". Ela destacou ainda o objetivo principal do momento que é listar as prioridades e eliminar etapas.
Dentre as prioridades, estão os reparos nas estruturas físicas das unidades escolares e a necessidade de suprir a demanda de professores que estão afastados. Esta medida foi realizada através de dupla regência e o regime especial de trabalho. "Trata-se de uma espécie de substituição provisória, pois esses profissionais poderão ampliar a carga horária, se assim desejarem", disse a secretária.
Maria Inês Azevedo de Oliveira ainda anunciou que no próximo mês será realizada uma palestra com o professor, filólogo e escritor Evanildo Bechara – membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) – voltada para os professores da rede municipal e o público em geral com o objetivo de definir diretrizes para a implantação do novo acordo ortográfico nas unidades escolares.
O Fluminense

Nenhum comentário: