quinta-feira, 24 de abril de 2008

Vamos votar de acordo com a nossa consciência

Para o cientista político Carlos Luiz Strapazzon, doutor em Sociologia Política e coordenador da Pós-Graduação do Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba), o modelo eleitoral brasileiro favorece quem está na situação.
Strapazzon avalia que, ainda que a transferência de votos de um presidente para candidatos locais não seja tão direta, o eleitor brasileiro tende a associar os benefícios trazidos pelo governo federal na hora de votar para prefeito.
“Nessas eleições, ser um candidato da continuação é um bom argumento para estados em que programas assistenciais e de investimentos federais estão dando resultado, afirma". Concordo em parte com o texto do cientista politico, todavia entendo que está na hora da populaçao ver as coisas por um outro prisma. No momento que a presidencia privilegia o governante, em detrimento da populaçao, ela está revelando ao mundo, o seu mau carater. Quer dizer que se o prefeito nao estiver alinhado com o presidente, a populaçao pagará o pato? Francamente! Isto tem um nome: Coronelismo, se nao gostarem, compra de votos. As verbas federais que chegam ao municipio nao sao favores, elas sao oriundas do municipio onde foram arrecadadas e levadas pra Brasilia. O municipio só fica com o IPTU e o ISS. Os outros impostos vao para os estados e para a Uniao de onde devem retornar sem que estejam nos fazendo favor. É bom que a populaçao fique atenta a isto e vote de acordo com a sua consciencia.

Antonio gomes lacerda

P.S. Este comentario também poderá ser encontrado no site O Congresso em Foco

Nenhum comentário: